Atenção Integral à Saúde da Criança

A criança, o meio ambiente e a família

Créditos

páginas:

A criança e a escola

Processo de aprendizagem

Os problemas escolares enfrentados pela criança constituem um verdadeiro desafio e, por isso, devem ser alvo das ações de cuidado promovidas pelos profissionais da atenção básica em conjunto com a escola e com a família. A abordagem interdisciplinar desenvolvida por meio do trabalho em equipe é a forma mais adequada de avaliar e gerir as complexas dificuldades de aprendizagem, que muitas vezes são a causa do mau desempenho escolar e os possíveis problemas de saúde da criança. O papel principal do profissional de saúde é identificar e excluir as possíveis causas clínicas envolvidas nesse processo.

De acordo com Schirmer, Fontoura e Nunes (2004), as crianças que estejam vivenciando tais problemas na escola podem ser ajudadas a alcançar seu potencial pleno, por meio da obtenção da história clínica, social e familiar e da realização de uma avaliação clínica. Também é útil que os profissionais envolvidos estejam familiarizados com o sistema educacional e escolar da comunidade além de conhecerem os direitos da criança à educação de qualidade. Nesses casos, o assistente social do NASF pode contribuir, procurando discutir com a equipe as leis educacionais voltadas à construção de ambientes menos restritivos e estabelecendo e ou apoiando na comunicação com os funcionários da escola, quando necessário.

Exames complementares só se justificam se o exame físico e ou a história sugerirem uma condição clínica como a deficiência de ferro, intoxicação por chumbo ou disfunção da tireoide. Outros exames laboratoriais, geralmente, não são úteis

Para obter maiores informações sobre o tema, clique aqui para ler o artigo "Dificuldades de aprendizagem" e aqui para o "Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas".

Anders, Boehs, Souza

Tópico 2 - páginas:
Próximo
Tópico