Atualmente, os recursos tecnológicos das equipes de saúde podem estar desarticulados da realidade local, centradas na assistência médico-hospitalar especializada, em que as novas tecnologias são incorporadas à prática de forma acrítica, configurando-se num modelo centrado na doença e com pouca resolubilidade. A mudança deste Modelo de Atenção à Saúde envolve a adoção de práticas integrais e cuidadoras. Significa pensar na saúde de forma integral, respeitando as peculiaridades de cada setor, fortalecendo parcerias e a discussão a respeito das necessidades de saúde da população.
Desta maneira, é necessário buscar alternativas para que as pessoas da comunidade priorizem um sistema de saúde em que haja a incorporação de ações de promoção de saúde e de prevenção de riscos e doenças, por meio de atividades educativas permanentes.
O planejamento das estratégias e das ações de educação em saúde responde ao princípio da participação ampliada, respeitando as peculiaridades locais de cada população. Em Vargem Bonita, o recurso adotado para garantir a efetiva participação foi a formulação do Calendário Educativo da Saúde, que teve grande adesão pela população assistida pelas equipes. As ações preventivas e a educação em saúde têm maior prestígio após a implantação do calendário. A comunidade participa das ações de educação em saúde e, consequentemente, possui uma melhor qualidade de vida. Além disso, a equipe de Estratégia de Saúde da Família está motivada a realizar as atividades e, também, a aperfeiçoar-se com a educação continuada para obter resultados cada vez mais positivos (GEMELLI et al., 2011).
Reibnitz Jr., Freitas, Ramos, Tognoli, Amante, Cutolo, Padilha e Miranda