É relevante, nesse momento, que você busque o calendário de vacinação disponibilizado pelo site do Ministério da Saúde (BRASIL, 2012a). Todos os profissionais da atenção básica devem ter conhecimento sobre as vacinas obrigatórias. As especificidades e reações são igualmente importantes, e o enfermeiro, mais especificamente, precisa aprofundar seus conhecimentos acerca desse tema a fim de que possa orientar a família e a equipe nessas situações.
Além de todos os aspectos levantados, é importante que: os profissionais da atenção básica reforcem os benefícios da vacinação junto aos familiares; conheçam o calendário regular de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde para o seu Estado; não reafirmem falsas contraindicações à vacinação, atentando para as reais contraindicações das vacinas, tais como uso de imunossupressores e/ou criança em imunossupressão (consulte o médico responsável pelo atendimento da criança quando tiver dúvidas);
É importante que a equipe de saúde realize busca ativa de crianças com vacinas em atraso (faltosos). Os agentes comunitários de saúde possuem uma cópia da caderneta da criança – Ficha C – (da parte do calendário vacinal) a fim de acompanhar todas as crianças de sua microárea, evitando atrasos e faltas à vacinação.
Anders, Boehs, Souza