Para acompanhar as crianças desmamadas precocemente, solicite apoio do nutricionista ou do pediatra da equipe NASF. Juntos vocês poderão discutir acerca das necessidades da criança, na perspectiva da integralidade do cuidado.
A criança também deve receber água em temperatura ambiente no intervalo das refeições, no mínimo 3 a 4 vezes por dia, de acordo com o que pode ser visto no quadro 8.

Quadro 8: Frequência e volume da alimentação da criança pequena desmamada de acordo com a idade.
Fonte: Brasil (2009b); Brasil (2010).
Os valores indicados acima são aproximados, variando conforme o peso corporal da criança nas diferentes faixas etárias. Após os quatro meses de idade, o leite integral líquido não é mais diluído e deve ser oferecido com outros alimentos. Além disso, o preparo de fórmulas infantis deve seguir as recomendações do rótulo do produto.
Caso a criança não esteja mais sendo alimentada ao peito, oferecer quatro refeições diárias, além de duas refeições lácteas, a partir dos quatro meses de vida. Veja o quadro 9, a seguir.
duas refeições básicas (almoço e jantar) e duas frutas, além do leite sem adição de açúcar. A composição das papas, forma de introdução e consistência devem seguir as orientações contidas a seguir:

Quadro 9 Esquema alimentar para crianças não amamentadas
Fonte: Brasil (2010).
Obs.1 - Se a criança estiver recebendo fórmula infantil, não há necessidade de suplementação com ferro e vitaminas, porque já são enriquecidas. Fórmulas infantis são os leites industrializados próprios para o lactente.
Obs.2 - Se a criança estiver recebendo preparação com leite de vaca integral em pó ou fluido, seguir o seguinte esquema: com 2 meses – suplementação com vitamina C (30mg/dia), suco de fruta ou suplemento medicamentoso; na idade de 2 a 3 meses – suplementação com ferro (1 a 2mg por kg de peso/dia) até que a alimentação complementar seja introduzida e supra as necessidades desses minerais.
Anders, Boehs, Souza