No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda como principais estratégias de rastreamento populacional um exame mamográfico, realizado pelo menos a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clínico anual das mamas para mulheres de 40 a 49 anos.
O exame clínico da mama deve ser realizado em todas as mulheres que procuram o serviço de saúde, independentemente da faixa etária, como parte do atendimento à saúde da mulher.
Para mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama recomenda-se o exame clínico da mama e a mamografia anualmente, a partir de 35 anos. Alguns preconizam que, para essas mulheres, seria recomendado que a primeira mamografia fosse realizada cerca de dez anos antes da idade em que a parente afetada foi diagnosticada (BRASIL, 2007).
Câncer de Colo Uterino
Os achados clínicos relativos ao câncer de colo de útero dependem do estágio da doença. As suspeitas podem ser assintomáticas, ou podem partir dos seguintes sinais e sintomas: sangramento irregular, sinusiorragia, dor no baixo ventre, hematúria, enterorragia, secreção vaginal fétida e eventual achado de colo uterino heterogêneo ao ultrassom.
É essencial que o profissional que efetua a coleta esteja habilitado a fazer a aplicação de ácido acético a 5%, identificar lesões acetobrancas suspeitas e realizar o teste de Schiller.
Carcereri, Santos, Tognoli, Oliveira e Freitas