Atenção Integral à Saúde da Mulher

Ações da clínica e do cuidado nas principais queixas e agravos ginecológicos

Créditos

páginas:

O papel da Equipe Multiprofissional face aos principais motivos de consulta e às queixas ginecológicas mais comuns

Na anamnese, deve-se enfatizar a dor tipo cólica no hipogástrio, que surge e desaparece durante o período menstrual. Esse quadro inicia-se nos primeiros meses ou anos após a menarca, em concomitância com ciclos ovulatórios. É relevante a avaliação do perfil emocional.

O exame físico objetiva diagnosticar ou excluir doenças orgânicas.

Ainda se pode contar com exames complementares para o diagnóstico: ultrassonografia pélvica transabdominal ou transvaginal, o primeiro tipo para mulheres que não iniciaram a vida sexual; ultrassonografia transvaginal, preferencialmente, pois oferece melhor visualização das estruturas estudadas; e laparoscopia e histeroscopia, indicadas em casos selecionados.

Síndrome pré-menstrual

A síndrome pré-menstrual, também chamada tensão pré-menstrual, é um conjunto de sintomas e sinais físicos, psicológicos ou comportamentais que surgem durante a fase lútea, atenuando ou desaparecendo durante o período menstrual. Esses sintomas têm intensidade capaz de interferir na vida da mulher.

Essa síndrome tem como características fundamentais a relação temporal com a menstruação e o caráter repetitivo. Trata-se de queixa comum que ocorre em um grande número de mulheres. Com base em critérios rigorosos, apenas cerca de 5% devem ser caracterizadas como portadoras de síndrome pré-menstrual.

Várias etiologias se propõem a explicar a ocorrência da síndrome em questão: fatores hormonais (estrogênios, progesterona, PRL e androgênios), modificações hidroeletrolíticas (aldosterona, renina-angiotensina), deficiências de vitaminas, alterações dos neurotransmissores centrais e enzimas periféricas.

Assim como o diagnóstico da dismenorreia, o da síndrome pré-menstrual é fundamentalmente clínico, baseando-se na anamnese e no exame físico geral e exame ginecológico.

No exame físico, o principal objetivo é o diagnóstico ou a exclusão de doenças orgânicas que possam determinar manifestações semelhantes às da tensão pré-menstrual.

Carcereri, Santos, Tognoli, Oliveira e Freitas

Tópico 2 - páginas: