Segundo o Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa (BRASIL, 2008), há contraindicações absolutas e relativas ao uso de terapia hormonal.
Quadro 8: Contraindicações da terapia hormonal
Os moduladores seletivos de receptores de estrogênio, denominados genericamente Serm, podem conferir os benefícios do estrogênio sem seus riscos. O raloxifeno, um Serm de segunda geração, diminui a perda óssea, não afeta o endométrio e tem efeito protetor quanto ao câncer de mama. Seu papel na prevenção secundária de doença cardiovascular ainda está sendo investigado, havendo estudos que indicam aumento de doenças tromboembólicas, em função da redução do colesterol total e de LDL-colesterol, e outros que contraindicam pelo risco de doença coronariana, o que necessita ser confirmado por estudos. Aumenta, ainda, a incidência de fogachos e câimbras. O tamoxifeno tem ação positiva na circulação para osteoporose e proteção conta o câncer de mama (PORTAL DE GINECOLOGIA, 2012).
Estudos apontam que seu uso é benéfico para o sistema cardiovascular, pelo efeito favorável sobre o perfil lipídico e para a diminuição da intensidade e da frequência dos sintomas vasomotores. Eles podem ser consumidos como alimentos ou como medicamentos.
Carcereri, Santos, Tognoli, Oliveira e Freitas