Realizar, em conjunto com as ESF, discussões e condutas terapêuticas conjuntas e complementares (BRASIL, 2008).
Agora que você já relembrou as diferentes áreas de atuação do Fonoaudiólogo, vamos identificar o seu papel na Atenção Básica?
No que se referem às ações de reabilitação no NASF, o Ministério da Saúde destaca as seguintes responsabilidades do Fonoaudiólogo (Clique nos círculos do esquema abaixo):
Trabalho em equipe
Realizar, em conjunto com as ESF, discussões e condutas terapêuticas conjuntas e complementares (BRASIL, 2008).
Diagnóstico
Realizar diagnóstico, com levantamento dos problemas de saúde que requeiram ações de prevenção de deficiências e das necessidades em termos de reabilitação, na área adstrita às ESF.
Promoção e proteção à saúde
Desenvolver ações de promoção e proteção à saúde em conjunto com as ESF incluindo aspectos físicos e da comunicação, como consciência e cuidados com o corpo, postura, saúde auditiva e vocal, controle do ruído, com vistas ao autocuidado.
Trabalho com os ACS
Capacitar, orientar e dar suporte às ações dos ACS.
Prevenção de deficiências
Realizar ações para a prevenção de deficiências em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos.
Visita Domiciliar
Realizar visitas domiciliares para orientações, adaptações e acompanhamentos.
Reabilitação
Desenvolver ações de reabilitação, priorizando atendimentos coletivos.
Acolhimento do usuário
Acolher os usuários que requeiram cuidados de reabilitação, realizando orientações, atendimento, acompanhamento, de acordo com a necessidade dos usuários e a capacidade instalada das ESF.
Referências
BRASIL. Ministério da SaúdePortaria nº 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 mar. 2008.