Trabalho da equipe
Ainda no relato deste caso, é importante colocar a visível condição de estresse associado ao trabalho da equipe de saúde, que pode estar ocasionando desgaste no relacionamento interpessoal dos colegas da equipe. Se por um lado a Agente Comunitária de Saúde Valéria faz uma pergunta ao médico em tom de cobrança: "Lembram dessa família?", Marcelo responde defensivamente: "Nem completei um ano nesta equipe... Como vou me lembrar de todo mundo? São tantos...". Como já foi dito, nota-se também o estresse do médico em ter de escolher um dos dois pacientes para uma consulta completa, considerando sua agenda cheia, bem como no relato de que "o médico realiza um exame físico pontual. Está preocupado, pois já está quase dando o tempo da consulta de quinze minutos". Enfim, o médico se sente esmagado pela necessidade de atendimento rápido e eficaz de uma grande demanda com problemas biopsicossociais importantes.
O desgaste de ACS também é comum, considerando que são os receptores diários das angústias da comunidade assistida, o que gera grande ansiedade nesses profissionais na resolução dos casos. No relato do caso, a ACS Valéria demonstra essa ansiedade ao descrever a família da Josélia e perguntar para a enfermeira Elza: "O que a senhora vai fazer com eles?".
Além da reunião de equipe que tem o objetivo de discutir os casos do dia anterior, é fundamental que a equipe se reúna a fim de discutir suas angústias, o que poderia minimizar a pressão do trabalho e fortalecer os relacionamentos interpessoais. Existe uma síndrome denominada Burnout, que é uma síndrome de desgaste associado ao trabalho que afeta predominantemente profissionais envolvidos na prestação de serviços como profissionais de saúde e de educação. Dentre as diversas manifestações da síndrome de Burnout, temos: sentimentos negativos e atitudes de cinismo com as pessoas que trabalham, aumento de automatismo nas relações interpessoais, insatisfação com a profissão e esgotamento emocional, fadiga física e mental com falta de entusiasmo e sentimentos de impotência e inutilidade. A reflexão sobre o trabalho com outros colegas pode favorecer a evitar a ocorrência dessa síndrome.