Ao exame, na inspeção, observa-se edema em região maleolar lateral, sem hematoma. Ao exame, com movimentos passivos de eversão, inversão e flexão plantar do pé, não se observam alterações de mobilidade, com discreta dor à inversão e dorsiflexão. Na região posterior da perna direita, observa-se pequena lesão puntiforme, com crosta, apresentando edema, rubor e calor local. Observa-se também lesão de continuidade nos lábios inferiores e na mucosa oral à direita.

Pressão arterial: 120 x 80 mmHg
Fc: 100 bpm
Temperatura: 38ºC

E o médico conclui:
– Reinaldo, pelo que você me contou e com o exame que fiz do seu pé, não parece doença do rato, a leptospirose, mas precisamos cuidar bem desse machucado, pois está com uma infecção chamada erisipela. Você precisa tomar umas vacinas, pois no lixo tem muitas coisas que podem causar outras doenças, além da doença do xixi do rato. Tem hepatite B, hepatite C e tétano, além de outras bactérias que podem dar infecção na pele. Também precisamos solicitar alguns exames que mostram se você já teve ou não hepatite. No hospital, no seu caso, eles saem bem rápido.
– Eu nunca tive hepatite! – exclama Reinaldo.
– Mas às vezes ela não se mostra e tem como a gente tratar antes de ela se mostrar – explica Marcelo e acrescenta: – Quem trabalha na sua profissão tem que se vacinar para hepatite B e agora, com esse acidente, precisamos ficar bem atentos para hepatite B e C. Precisamos também avaliar infecção por HIV, pois não sabemos se no lixo havia algum material do tipo sangue, secreção, mas é bem mais raro, pois o vírus do HIV morre fácil fora do corpo humano. – E isso pega do furo? – questiona Reinaldo.
– Pega do furo e do contato próximo do lixo – responde o médico. E continua: – Pode pegar também hepatite B e C na relação sexual ou contato com sangue e secreções e passa da mãe para o bebê durante a gravidez ou amamentação. Por isso, é importante vocês usarem camisinha. A camisinha é proteção para várias doenças sexualmente transmissíveis. E teremos que fazer uma parte dos exames agora no hospital e outros aqui no posto mesmo, daqui a 3 e 6 meses, para ter certeza de que está tudo certo. Também vai precisar tomar essas medicações para infecção da pele. Se a área vermelha da pele aumentar ou aparecer bolha ou pus, procure a unidade das 8h às 12h, na demanda espontânea, que é o atendimento sem marcar hora. Essas feridas nos lábios possivelmente são devido ao sol. Quanto ao machucado na bochecha, pode ser por trauma, mas como o senhor é fumante há muitos anos e bebe, temos que avaliar melhor.
– Vamos encaminhar para avaliação da dentista e, se necessário, vamos fazer um encaminhamento para avaliação de um dentista especialista nessas feridas da boca – conclui Marcelo, e completa:
– Este papel é para marcar retorno, e este para procurar o hospital. Precisa ir hoje ainda. Reinaldo, no grupo de catadores aqui do posto tem explicação disso tudo e outras coisas importantes. A Valéria já chamou você, né? – Já, doutor, mas é difícil ter tempo. Vou ver – responde Reinaldo. E o doutor continua com as recomendações:
– Sobre o tornozelo dolorido, pode caminhar, mas nestes dois primeiros dias é bom deixar a perna para cima, evitar andar muito, fazer bolsa de gelo a cada duas horas, com duração de 20 minutos em cima do inchaço. Pode usar um saco plástico com gelo e cobrir com uma toalha o saco para fazer uma bolsa de gelo. Durante o dia, pode enfaixar também. Vou enfaixar para vocês verem como é para fazer em casa. À noite, dorme sem faixa.
– Mas, doutor, preciso trabalhar já! – protesta Reinaldo.
– Eu sei, mas a gente podia combinar de cuidar bastante nesses dois dias de você para depois não ter problemas e precisar parar de novo de trabalhar, pois pode piorar se andar muito. O que acha? – sugere Marcelo.
– Se é assim... – Reinaldo fez uma cara que deixou certa dúvida sobre se seguiria ou não o conselho do médico.
– Até o retorno! – diz Marcelo.
– Até! – responde Reinaldo.