|
Dona Maria do Socorro é cadastrada na UBS Ilha das Flores. A unidade tem duas equipes (Amarela e Verde), que frequentemente reclamam do excesso de trabalho devido à superlotação da capacidade física instalada. A superlotação já está sendo analisada há alguns meses pelo assessor da Atenção Básica do município de Cachoeira da Serra.
O bairro de Ilha das Flores é considerado um dos grandes bolsões de miséria do município e tem o território coberto por um lixão, contando com uma população aproximada de nove mil habitantes.
A equipe amarela atende a 5.250 pessoas, concentra a área de assentamento do MST e parte do território do lixão. Tem cadastradas 32 gestantes. Recentemente a equipe foi convidada pela gerente Margarida para planejamento da agenda para atitudes voltadas para assistência adequada às gestantes. As fichas B dos ACS estão desatualizadas e não há controle de presença em pré-natal. Náo há atividades de avaliação e educação em saúde bucal para as gestantes.
Haverá dentro em breve uma reunião com a Secretaria Municipal para discussão dos indicadores de saúde materno infantil, dado o alto índice de mortalidade infantil, sendo que muitos casos são provenientes do território de Ilha das Flores. A pauta da reunião agendada com o assessor de saúde do município será discutir os indicadores e realizar a devolução dos dados levantados pelo comitê de mortalidade infantil recém-criado no município.
|
|