O Wiki surgiu nesta linha, oferecendo a possibilidade da construção conjunta de um texto com vários participantes. Todos os usuários, com a devida permissão, podem modificar o conteúdo e dar as devidas contribuições (Carvalho ,2007).
Fórum
No mesmo sentido das vantagens da comunicação síncrona, Leite (2006) ainda comenta que os fóruns também oferecem algumas possibilidades, como:
Espaço de reflexão coletiva ou discussão de texto.
Pode servir como um wiki para construção de texto de modo colaborativo.
Discussão de temas relativos ao conteúdo com mediação dos tutores.
Pode servir de mural, onde os alunos expõem os seus trabalhos ou questionamentos.
Estudos de caso.
Construção de trabalhos ou projetos.
De acordo com Nakamura (2009), existem vários tipos de fóruns. Passe o mouse sobre as imagens abaixo para conhecer mais sobre eles:
O que é mais usado neste curso é o de discussão simples, em que há um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.
No entendimento de Leite (2006), “os fóruns permitem avaliação quantitativa ou qualitativa de cada mensagem e podem ser criados critérios diferenciados de avaliação, lembrando-se que o seu sucesso depende muito do tipo de mediação e participação do tutor e aluno”.
Wiki
O Wiki surgiu nesta linha, oferecendo a possibilidade da construção conjunta de um texto com vários participantes. Todos os usuários, com a devida permissão, podem modificar o conteúdo e dar as devidas contribuições (Carvalho ,2007).
Menu da página
Uma área de menu com um botão para acessar o índice (sumário) do módulo ou disciplina; um botão de acessibilidade para aumentar ou diminuir a fonte do texto; um botão de impressão para imprimir o texto (opcional em alguns cursos); e botões de navegação entre as páginas.
Conteúdo da página
Uma área de conteúdo da página com textos, imagens, links, botões, vídeos, áudios, animações, entre outros.
Referências
LEITE, Maria Teresa Meireles. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. UNIFESP, 2006. Disponível em:
NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.