Aula 4 Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental na Estratégia Saúde da Família
Tópico 01 Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental e Estratégia Saúde da Família



Descritores (Clique aqui para abrir)

Descritores

PORTUGUÊS INGLÊS ESPANHOL
Saúde Ambiental Comprehensive Health Care Salud Ambiental
Saúde e Meio Ambiente Environmental Health Salud Ambiental
Saúde do Trabalhador Occupational Health Salud Laboral
Medicina do Trabalho Occupational Medicine Medicina del Trabajo
Condições de Trabalho Working Conditions Condiciones de Trabajo
Educação Education Educación

Clique aqui para fechar


Nesse momento da aula 4, faz-se importante discutir a Saúde Ambiental e do Trabalhador na Estratégia Saúde da Família. A relevância desse tema se deve ao fato de o SUS afirmar, que o sucesso da saúde do trabalhador e ambiental só será alcançado, quando a Estratégia em Saúde da Família incorporar as ações que envolvem as categorias trabalho e ambiente. Assim, é fundamental dialogar, sobre as possibilidades de realizar ações de Saúde do Trabalhador e em Saúde Ambiental na Saúde da Família.


Recapitulando (Clique aqui para abrir)

• Vimos na aula 1 que articulação entre Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador mediante as interligações entre as categorias teóricas produção, trabalho, ambiente e saúde devem ser compreendidas no contexto do modelo de desenvolvimento capitalista.

• Na aula 2 discutimos o percurso conceitual desses campos e como as políticas de saúde do trabalhador e de saúde ambiental no SUS estão organizadas para intervir nesse cenário.

• A aula 3 nos mostra os principais problemas de Saúde do Trabalhador e de Saúde Ambiental vivenciados por nós, em especial no estado do Ceará.

Clique aqui para fechar

Para tanto, propomos como principais instrumentos de trabalho para a efetivação desses campos na atenção primária a territorialização em saúde e a vigilância à saúde. Estruturamos este tópico em três partes:

•   Tópico 1 – Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental e Estratégia Saúde da Família;

•   Tópico 2 – Territorialização em saúde: identificando os principais problemas de Saúde do Trabalhador e de Saúde Ambiental no território;

•   Tópico 3 – Vigilância em Saúde do Trabalhador e em Saúde Ambiental.


Objetivos de Aprendizagem (Clique aqui para abrir)

- Discutir a importância de realização de ações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, por meio das interfaces produção-ambiente-saúde, na Estratégia Saúde da Família;

- Compreender a territorialização em saúde e a vigilância em saúde como importantes instrumentos de trabalho das Equipes de saúde da Família para as ações em trabalho e ambiente.

Clique aqui para fechar

Vimos que os problemas de Saúde Ambiental e do Trabalhador são complexos e de várias dimensões como econômica, social, cultural e política. Eles demandam para o SUS uma reorganização da atenção em saúde que vá além da assistência curativa individual e tenha como foco a promoção da saúde.


Assim, ampliar o olhar sobre a saúde para ver o que acontece no território e no contexto de vida da população é fundamental para garantir os princípios e diretrizes do SUS.

A Saúde da Família é apresentada como uma estratégia para a mudança do modelo assistencial vigente centrado na cura de doenças e no hospital. A complexidade de um quadro nosológico, no qual problemas relacionados ao trabalho e ao ambiente adquirem crescente importância, justificaria um novo olhar do setor saúde sobre a população, cuja sistematização, do ponto de vista físico e social, permitiria propor intervenções para além das práticas curativas e preventivas, aproximando-se da promoção da saúde.


O reordenamento da atenção à saúde no Brasil tem se dado por intermédio da atenção básica, particularmente do trabalho das equipes de Saúde da Família.

Para minimizar as desigualdades existentes no país, têm se mostrado boas alternativas:

A organização do processo de trabalho das equipes a partir de uma base territorial e de critérios epidemiológicos;

sua capilaridade (existem equipes em praticamente todos os municípios brasileiros);

a prioridade conferida a problemas de saúde mais comuns nas comunidades;

e a oferta, pelas equipes, de serviços de prevenção, promoção, cura e reabilitação.

O modelo tem permitido o alcance de mais resolubilidade, além de coordenar a atenção para os níveis mais complexos do sistema.


Assim, a oferta de ações de saúde do trabalhador e de saúde ambiental pela equipe de Saúde da Família é fundamental para efetivar essas políticas no SUS:

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



Percebemos, então, a importância da Estratégia da Saúde da Família para o fortalecimento da saúde do trabalhador e da saúde ambiental no SUS. Para tanto, a territorialização em saúde e a vigilância em saúde são importantes ferramentas para realizar ações que envolvem as questões de trabalho, ambiente e saúde na Saúde da Família. É o que veremos no próximo subtópico.