Aula 2 Evolução de Conceitos e de Políticas em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador
Tópico 01 Da Medicina do Trabalho à Saúdo do Trabalhador



Descritores (Clique aqui para abrir)

Descritores

PORTUGUÊS INGLÊS ESPANHOL
Saúde Ambiental Comprehensive Health Care Salud Ambiental
Saúde e Meio Ambiente Environmental Health Salud Ambiental
Saúde do Trabalhador Occupational Health Salud Laboral
Medicina do Trabalho Occupational Medicine Medicina del Trabajo
Condições de Trabalho Working Conditions Condiciones de Trabajo
Educação Education Educación

Clique aqui para fechar

Vimos na aula anterior que os campos da Saúde do Trabalhador e da Saúde Ambiental são interligados pela categoria produção, em que é importante entender as interfaces produção, ambiente e saúde. Nesta aula iremos abordar como ocorreu a evolução teórico-conceitual desses campos bem como suas respectivas políticas de saúde.


Objetivos de Aprendizagem (Clique aqui para abrir)

• Apresentar e discutir a evolução da Medicina do Trabalho, da Saúde Ocupacional e da Saúde do Trabalhador, com ênfase ao aporte teórico conceitual deste último, como orientador das políticas e práticas em saúde do trabalhador no SUS.

• Apresentar e discutir a Saúde do Trabalhador no SUS, em especial a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST.

• Apresentar os conceitos de ambiente, saúde ambiental e vigilância em saúde ambiental e a situação atual da política em saúde ambiental brasileira.

Clique aqui para fechar

A discussão desses temas nos ajuda a compreender melhor como a Saúde do Trabalhador e a Saúde Ambiental vêm sendo abordadas, ao longo da história, e como elas estão organizadas na rede de serviços do SUS.

Observação

A preocupação com a relação entre saúde e trabalho é percebida desde a Antiguidade, mas é no século XVIII que é descrita, pela primeira vez, a relação entre o trabalho e os agravos à saúde na obra clássica do médico italiano Bernardino Ramazzini, De Morbis Artificum Diatriba, em 1700, considerada a precursora da anamnese ocupacional.

No Brasil, a Saúde do Trabalhador constitui um campo da Saúde Pública, cujo objeto é a relação entre trabalho e o processo saúde-doença. Entretanto, é importante sabermos, que para se chegar a este campo, muitos caminhos foram percorridos, ao longo da história, tanto no que concerne aos aspectos teórico-conceituais, quanto às políticas e práticas. Assim, vamos iniciar nossa discussão trazendo o percurso da Medicina do Trabalho, da Saúde Ocupacional até a Saúde do Trabalhador. Vamos lá!

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


Concluimos que...


Os modelos da Medicina do Trabalho e da Saúde Ocupacional têm como característica ocorrer no setor privado, em grandes empresas, sob a ótica da produtividade a todo custo. Como ficam então os trabalhadores do setor informal, os autônomos, os desempregados? O campo da Saúde do Trabalhador traz esta questão como responsabilidade do Estado, do setor público abrangendo todo e qualquer trabalhador.

É válido ainda destacar que esses modelos não têm uma linearidade no seu surgimento e no seu fim, hoje em dia, encontramos os três e mesmo com o avanço da Saúde do Trabalhador, enfrentamos uma luta diária para a sua efetivação, pois ainda permanece hegemônica a Saúde Ocupacional.

Foi importante discutirmos a Medicina do Trabalho, a Saúde Ocupacional e a Saúde do Trabalhador para entendermos que existem diferenças teóricas e práticas, entre os três modelos, e quando estamos falando de saúde do trabalhador. É preciso deixar claro, de qual modelo estamos partindo, para compreender e agir na relação trabalho e saúde, enfatizando a relevância do campo da Saúde do Trabalhador.


Para refletir

Após essa aula, reflita sobre o seguinte questionamento: Como você vê a Saúde do Trabalhador hoje?