Mais recentemente, após a aprovação do uso medicinal da Cannabis em 18 estados norte-americanos e a legalização plena em dois (Colorado e Washington) após plebiscito em 2012, acelerou-se o questionamento do sistema vigente e o presidente Pepe Mujica, do Uruguai, passou a defender a legalização e estatização da produção e do comércio de maconha no país. O ex-presidente do México, Vicente Fox, chegou a defender que o seu país se torne um exportador legal de maconha e declarou que ele próprio, como fazendeiro, gostaria também de plantar e participar desse negócio.
O negócio da maconha terapêutica legal na Califórnia, por exemplo, já é maior que qualquer outro agronegócio e grandes executivos e empresários estão em vias de passar a investir no mercado de maconha, que tende cada vez mais a se tornar um produto normal do comércio, como uma commodity (mercadorias cotadas e negociadas em bolsas).
Link
Um dos levantamentos mais amplos do consumo de drogas pelos estudantes do ensino fundamental e médio é o realizado pelo CEBRID, com entrevistas anônimas de mais de 50 mil estudantes. Clique aqui e confira o último levantamento, de 2010.