Saiba Mais
Há filmes que retratam o contexto social e familiar frente aos diferentes usos nocivos de drogas. Sugerimos: “Bicho de Sete Cabeças”. Direção: Laís Bodanzky. Brasil. 2001. Duração: 74 minutos. “Réquiem para um sonho”. Direção: Darren Aronofsky. E.U.A. 2000. Duração: 102 minutos.; “Diário de um adolescente”. Direção: Scott Kalvert. E.U.A. 1995. Duração: 100 minutos. e “Uma dose de amor”. Direção: Ken Olin. E.U.A. 1992.Duração: 92.
Para maioria dos casos, quando os problemas decorrentes do uso de drogas se agravam seu impacto afeta todos os membros das famílias, que tendem a enfrentar uma situação de crise interna, até que o evento seja incorporado como parte das questões a serem enfrentadas pelo grupo. Entretanto, repercute de maneira diferente entre os seus integrantes.
No início da descoberta de um de seus membros com problemas decorrentes do uso de drogas, questionamentos mais intensos comandam o dia a dia dos pais, instados por indagações tais como: Por que isto foi acontecer comigo? Onde foi que eu errei? Como encarar meus vizinhos? O que dizer para meus amigos?
Surpresa, desorientação, decepção, vergonha, culpa, medo do que há por vir, impotência, desamparo, são sentimentos que tendem a predominar na dinâmica familiar da maioria dos grupos.
Reflexão
Em que você e seu o serviço podem contribuir para minimizar o sofrimento e a intensa autoculpabilização das famílias?