A hegemonia desse modelo ocorreu no espaço do hospital, que passou a se caracterizar como principal cenário da prática médica, onde o trabalho se organizou de maneira semelhante a outras instituições capitalistas, criando-se uma divisão técnica e uma divisão social do trabalho em saúde. Os demais trabalhos em saúde, surgidos posteriormente ao trabalho médico, ficaram sob a jurisdição deste, que repassava apenas as tarefas subalternas e coadjuvantes para os assistentes dos médicos (SILVA; FONSECA, 2005).
A divisão técnica do trabalho se relaciona à divisão das tarefas entre os trabalhadores, enquanto a divisão social do trabalho está ligada à hierarquização e diferente valorização social dessas atividades (MENDES GONÇALVES, 1994).

Reflexão
Como você acha que essas questões repercutem no cuidado dos usuários?Abordaremos a seguir conceitos importantes para conhecer os diversos tipos de interações disciplinares e profissionais que podem ser ativadas para maior integração e colaboração do trabalho em equipe.