Daí, a ação política também pode ser muito terapêutica, se considerarmos que a finalidade do trabalho em saúde é a produção de cuidado e a produção de sujeitos; que este trabalho é relacional, reflexivo e político; e que as premissas da atenção psicossocial visam à defesa dos direitos e da cidadania dos usuários e à busca de maior autonomia destes. A Clínica da Atenção Psicossocial se caracteriza por um agir simultaneamente clínico e político, que rompe com o estabelecido, tanto ao incorporar ações extraclínicas em suas intervenções terapêuticas quanto cenários não tradicionais, fora dos serviços e seus consultórios e salas de grupo, como espaços onde é possível produzir cuidado (LANCETTI, 2006).

Boas práticas

A prática de uma clínica psicossocial não tem receitas prontas. É importante assumir uma postura indagadora, aberta à reflexão, à dúvida, e ao questionamento constante, observando quais as tendências que orientam cada intervenção.

As intervenções podem apresentar diferentes tendências, ora mais terapêuticas, ora mais disciplinares. É importante estar atento às mesmas no decorrer do processo de cuidado, especialmente nos serviços que tratam de pessoas com necessidades decorrentes do consumo de álcool e drogas, como veremos a seguir.

Reflexão

É imprescindível refletir sobre o caráter das intervenções que fazemos em nosso cotidiano. Como você classificaria suas intervenções no tocante a esse aspecto?