Fabio Xerfan Nahas, Maria Elisabete Salvador Graziosi e Richard Liebano
Interpretação de artigos científicos
Resumindo, uma leitura percorre determinadas fases de amadurecimento, que são concomitantes às várias etapas do desenvolvimento da pesquisa. Vamos conhecer essas etapas?
O método para leitura científica também contempla a etapa pela qual é possível delimitar as informações relevantes:
Ressalta-se que existem diferentes tipos de estudos científicos, divididos por categoria. Nessa perspectiva, os estudos clínicos apresentam quatro diretrizes principais: questões sobre diagnóstico, tratamento prognóstico ou prevenção. Para responder a cada uma dessas questões, existem desenhos de estudos específicos. Para questões sobre diagnóstico, o estudo mais adequado é o de acurácia; para questões sobre tratamento, a opção é pelo ensaio clínico controlado randomizado; para prognóstico, os estudos coortes são os mais adequados; e para prevenção, a recomendação é por ensaios clínicos controlados randomizados.
Conheça os principais tipos de estudos clínicos:
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Descrições detalhadas de um ou alguns casos clínicos, apresentando um evento clínico raro ou uma nova intervenção. Quando bem detalhados, colaboram para elucidar os mecanismos de doenças – mas os resultados se aplicam somente àquele paciente específico2.
Estudo com número maior de pacientes, em geral mais de dez, podendo ser retrospectivo ou prospectivo. Colabora com o delineamento do caso clínico, mas tem limitações importantes. Frequentemente avalia acontecimentos passados. Não tem grupo de comparação, o que pode gerar conclusões errôneas2.
Estudo no qual dois grupos semelhantes são selecionados a partir de uma população em risco. A diferença entre os grupos é a presença ou a ausência de doença. É um estudo retrospectivo, em que o pesquisador busca localizar os possíveis fatores de risco a que essa amostra com a doença foi exposta anteriormente2.
É indicado para a identificação de fatores de risco em doenças raras, também em surtos epidemiológicos nos quais haja necessidade de identificação rápida dos fatores de risco, e ainda para a exploração de fatores prognósticos de doenças com longo período de latência2.
Trata-se de estudo longitudinal, prospectivo e observacional, em que um grupo definido de pessoas (coorte) é acompanhado durante um período de tempo. Os desfechos são comparados a partir da exposição, ou não, a uma intervenção ou a outro fator de interesse. É o desenho de estudo mais adequado para a descrição de incidência e história natural de uma condição. São estudos demorados e tendem a ser dispendiosos3.
Este tópico é muito importante, pois esse tipo de estudo é o foco de interesse das revisões sistemáticas. É o estudo padrão-ouro para se avaliar intervenções. É um estudo prospectivo, no qual uma intervenção será testada em pelo menos dois grupos aleatórios de indivíduos, por um tempo determinado. O termo "controlado" significa que há grupo-controle ou grupo de comparação. Esses grupos podem ser: grupo intervenção vs. grupo não intervenção ou diferentes intervenções comparadas entre si. Existe um guia com os parâmetros que devem ser seguidos para se elaborar um ensaio clínico controlado randomizado4.
Os parâmetros principais são:
Para todas as perguntas, podem existir revisões sistemáticas da literatura com respostas. A Revisão Sistemática é um importante recurso da prática da saúde baseada em evidências. É um tipo de estudo secundário que reúne de forma organizada resultados de pesquisas clínicas de boa qualidade, com o objetivo de facilitar as decisões clínicas. Pode ou não ser acompanhada de meta-análise, que é um método estatístico somatório dos resultados de dois ou mais estudos primários7-10.
A partir da pergunta clínica, faz-se um mapeamento sistemático do conhecimento, buscando-se ensaios clínicos de qualidade7-10. A Revisão Sistemática tem as seguintes características:
A pergunta crítica tem por objetivos colaborar com a prática clínica e definir prioridades na pesquisa clínica e em políticas de saúde. Sua execução baseia-se em métodos sistemáticos, numa sequência de passos recomendados pela literatura.
A Colaboração Cochrane é uma organização internacional que tem como objetivos preparar, manter e assegurar o acesso a revisões sistemáticas sobre efeitos de intervenções na área da saúde. O Centro Cochrane do Brasil existe desde 1997, na Universidade Federal de São Paulo: www.cochrane.org ou www.centrocochranedobrasil.org.
Já a Revisão Bibliográfica consiste na coleta e na armazenagem de dados para a revisão, mediante levantamento das publicações existentes sobre o assunto ou problema em estudo, seleção, leitura e discussão das informações relevantes8-10.
Visa analisar o que já foi publicado sobre o tema escolhido, permitindo efetuar um mapeamento do que já foi escrito e quem foram os autores responsáveis pelas publicações sobre o tema9-10.
A Revisão Bibliográfica não produz conhecimento novo. Ela apenas supre as deficiências de conhecimento do pesquisador no tema selecionado8-10.