1.1 Correntes teóricas

A violência de gênero se caracteriza por qualquer ato de agressão física, de relações sexuais forçadas e outras formas de coerção sexual, maus-tratos psicológicos e controle de comportamento que resulte em danos físicos ou emocionais, perpetrado com abuso de poder de uma pessoa contra a outra, em uma relação marcada pela desigualdade e pela assimetria entre gêneros.

Pode acontecer nas relações íntimas entre parceiros, entre colegas de trabalho e em outros espaços da sociedade. Abrange a violência praticada por homens contra mulheres, por mulheres contra homens, entre homens e entre mulheres (BRASIL, 2005; ZUMA et al, 2009).

Acompanhe, a seguir, mais informações sobre o tema.

Agressões direcionadas a outrem, fazem parte de uma estratégia de resolução de conflitos, que trazem consequências nocivas aos envolvidos.

Nem sempre a violência de gênero é visível no universo daquelas pessoas que estão em risco de sofrê-la. Muitas vezes a dominação ou a exclusão social ocorre por vias simbólicas quer seja nas relações entre homens-mulheres, entre homens e entre mulheres.