A elaboração de um manual ou guia de orientação da rede de atenção a pessoas em situação de violência com os endereços, telefones, e-mails dos componentes e os serviços que estes oferecem é desejável.

Destaque
Destaque

Este manual precisa estar disponível e atualizado.

Todas as informações acima são importantes para a estruturação e funcionamento de uma rede de atenção a pessoas em situação de violência. A rede precisa ser construída a partir da realidade de cada município e a partir daí é necessário que se faça a pactuação de como será o funcionamento e as responsabilidades de cada serviço precisam ficar documentadas.

Um grupo de gestão colegiada deve ser instituído com representação dos serviços envolvidos, que necessitam de um cronograma de reuniões periódicas para avaliação e monitoramento da atuação da rede de atenção e do alcance dos objetivos propostos.

Destaque
Destaque

É importante salientar que um usuário que esteja sendo acompanhado dentro da rede de atenção a pessoas em situação de violência pode estar também sendo seguido dentro da rede de atenção a saúde mental (por exemplo) e vice-versa.

A complexidade destas situações demanda aos profissionais de saúde um entendimento “sob-medida” do conceito de rede, colocando o usuário no centro e evitando a redução do conceito a mera operacionalização de um fluxo rígido de cuidado entre serviços e setores.