Redes temáticas são aquelas que se organizam em torno de um tema, segmento ou área de atuação das entidades e indivíduos participantes. A temática abordada é o fundamento desse tipo de rede, seja ela genérica ou específica.
O tema aqui abordado - violência por parceiros íntimos - exige um trabalho em rede de forma articulada, baseado na solidariedade e na cooperação entre organizações.
Reconhecer seu território, realizar o diagnóstico de serviços e conhecer como funcionam seus fluxos é um passo importante na definição e construção do que irá constituir a rede.
Estruturar rede de atenção a pessoas em situação de violência é um processo contínuo e permanente de articulação e comprometimento entre os setores envolvidos, mas principalmente de envolvimento dos profissionais destas instituições.
Como mencionado anteriormente, a construção de redes pressupõe que as decisões sejam adotadas de forma horizontal nos princípios de igualdade, democracia, cooperação e solidariedade (BRASIL, 2010b). Desta forma, uma rede deve envolver propósitos comuns de equipes com discussões e implementações de processos para o alcance dos resultados.
De maneira resumida, a estruturação de uma Rede de Atenção a pessoas em situação de violência passa por seis principais ações, acompanhe a seguir.
Clique e confira!