Saiba mais
Saiba mais

Tendo como referência as informações anteriormente, apresentamos, na sequência, referente ao Genograma básico de três gerações (avós, filhos, netos), sobre o qual podem ser inscritos os símbolos do Genograma e tipos de relacionamento, conforme informações da família acolhida. Clique aqui para mais informações.

Exemplo de Genograma Básico de três gerações.

No trabalho com famílias em situação de violência, é possível que o profissional se depare diariamente com os diferentes tipos de relacionamentos apresentados. A identificação do tipo de relação que é estabelecida entre os

integrantes do sistema familiar contribui para a melhor compreensão da dinâmica de violência e para desenvolver uma intervenção baseada nas peculiaridades e possibilidades de mudança nos relacionamentos familiares, visando à saúde de seus integrantes.

3.6.2 Mapa de Redes

O segundo instrumento proposto neste tópico refere-se ao Mapa de Redes, instrumento este, proposto por Carlos Eduardo Sluzki, psiquiatra e terapeuta familiar. Antes de iniciarmos com a descrição e especificação do instrumento, diante da diversidade de conceitos em torno das “Redes”, entendemos ser necessário esclarecer o conceito que nos propomos a utilizar neste Módulo. Assim, utilizaremos aqui o conceito de redes sociais significativas e de suporte social.