3.6 Os instrumentos de intervenção que favorecem o trabalho das equipes de saúde no acolhimento das famílias em situação de violência.

Neste último item, apresentamos como possibilidades de intervenção dois instrumentos utilizados no contexto da terapia familiar: o Genograma e o Mapa de Redes. A apresentação desses instrumentos é com o intuito de aumentar o leque de possibilidade de acessar as informações da família e também criar pontos de convergência de informações em comum para toda a equipe envolvida.

Destaque
Destaque

Os dados da família, recolhidos através dos instrumentos citados, permitem diálogos interdisciplinares fundamentais para qualquer intervenção, principalmente para a distribuição do acolhimento e responsabilidade pelo cuidado da família em situação de violência.

Eles se constituem numa espécie de “radiografia da história relacional da família, em termos de vínculos afetivos, através das gerações”, como no caso do Genograma, e uma “radiografia das redes pessoais significativas e redes institucionais constituídas e/ou configuradas em torno da família”, tal o caso do Mapa de Redes. Os dois instrumentos reúnem informações estratégicas para uma melhor intervenção junto às famílias, que demandam atenção profissional.

Cabe salientar que esses dois instrumentos podem ser construídos tanto com as famílias atendidas, como também pela própria equipe a partir das informações de seus diferentes integrantes.