Restrição de sódio

Observe abaixo algumas dicas para reduzir o sódio na dieta, clicando nos balões:

Utilize carnes frescas, ao invés de processadas. Cortes frescos de carne bovina, frango ou porco contêm sódio natural, mas o conteúdo ainda é muito menor do que as carnes salgadas e defumadas (ex: carne de sol, bacon, presunto...), que possuem sódio extra adicionados durante o processamento.

Escolha frutas e legumes frescos, pois são muito pobres em sódio. Frutas congeladas também são baixas em sódio.

Compre legumes congelados, escolha aqueles que são rotulados como "fresco congelado" e não os que contêm temperos ou molhos adicionados.

Adquira o hábito de ler os rótulos dos alimentos. O teor em sódio é sempre listado no rótulo. Às vezes, o alto teor de açúcar em um produto como biscoitos recheados pode mascarar o alto teor de sódio, por isso é importante verificar todos os rótulos.

Compare várias marcas de um mesmo alimento até encontrar aquele que tenha menor teor de sódio, uma vez que isso vai variar de marca para marca.

Selecione especiarias e temperos que não contenham sódio em seus rótulos, ou seja, escolha temperos naturais como alho, folha de louro, cominho, orégano, manjericão, etc.

Se você tiver pressão arterial elevada, a restrição de sódio na dieta pode não só baixar a pressão arterial, mas pode melhorar a sua resposta aos medicamentos para pressão arterial. Sal é um gosto adquirido que pode ser desaprendido.