Aula 3 Interação na EaD Online
Tópico 01 Interação ou Interatividade?


Algumas palavras e expressões tornaram-se comuns ultimamente, as quais passam a ser vistas indiscriminadamente em textos publicitários, em artigos científicos e até mesmo em conversas do nosso dia-a-dia. Interação e interatividade são dois destes termos, os quais, apesar de utilizados indistintamente para destacar qualidade ou característica positiva de algum produto ou serviço, para alguns autores das áreas da informática educativa e da EaD, caracterizam atributos diferentes.


Tratando esses termos de forma indistinta, Levy (1999, p.79) coloca que o termo interatividade ressalta, em geral, “a participação ativa do beneficiário de uma transação de informação”, afinal, um receptor de informação só será passivo se estiver morto. Neste sentido, Levy apresenta diferentes tipos de interatividade a partir do cruzamento entre os recursos de comunicação e a relação com a mensagem.


Evolução tecnológica e as formas de comunicação


Essa organização dos tipos de interatividade proposta por Levy nos mostra claramente a influência da evolução tecnológica sobre as formas de comunicação humana.

Passamos rapidamente de uma forma linear de comunicação e transmissão de conhecimentos para formas não-lineares, com novas possibilidades de construção, de acesso e de difusão do conhecimento, através do chamado Ciberespaço.

Ciberespaço (Clique aqui para abrir)

Ciberespaço é um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. Especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam este universo. (Levy, 1999, p. 79)

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Para os autores:

BELLONI (2003)


A interação, por sua vez, é definida por essa autora como uma ação de reciprocidade entre dois ou mais atores onde há intersubjetividade, isto é, há o encontro de sujeitos, mais do que somente partilha de ideias, o que pode ocorrer direta ou indiretamente, com a mediação de recursos tecnológicos (interação mediatizada).


Interatividade, portanto, pode significar a potencialidade técnica disponibilizada por alguns recursos didáticos (CD-ROMs, hipertextos, websites, etc.) ou um ação humana, isto é, do usuário, sobre a máquina, para dar e receber dados e informações, em diferentes formatos (áudio, vídeo, texto, etc.).

SANTOS et al., 2008; FAVERO E FRANCO, 2006


De uma forma ou de outra, o fato é que a interação é um dos aspectos fundamentais para a EaD online. Alguns autores, inclusive, chegam a considerar a intensidade e a qualidade das interações entre tutor e aprendiz, e entre os próprios aprendizes, como um dos principais fatores determinantes do fenômeno da evasão na educação a distância (SANTOS et al., 2008; FAVERO; FRANCO, 2006). A citação a seguir é contundente:

Principalmente na educação a distância, o professor deveria estar presente quantitativa e qualitativamente nas interações, para compensar a ausência de outras formas mais imediatas de trocas, como as que acontecem na educação presencial (EMERENCIANO et al., 2001, p.3).

Embora, de acordo com a pesquisa desses autores, os fatores externos sejam os que mais influenciam a evasão na EaD, um acompanhamento ou relacionamento inadequado entre tutor e aprendiz, a sensação de isolamento ou falta de apoio, também constituem fatores capazes de induzir evasão em um curso a distância. Por outro lado, uma interação eficaz entre tutor e aprendiz pode produzir, exatamente, o efeito contrário, e gerar, inclusive, estímulo para que os aprendizes interajam entre si, evitando o comportamento de abandono, como destacam Favero e Franco (2006) no comentário abaixo:

Desde que os aprendizes sejam instigados, eles respondem ativamente e passam a participar efetivamente, cooperando com os colegas, incentivando-os e, também, desenvolvendo-se intelectualmente. Ao se sentirem parte do processo, ao perceberem que não estão sozinhos e ao perceberem que estão aprendendo, os educandos permanecem fazendo parte deste processo até o final. Eles se motivam e continuam, não evadindo.

MOORE E KEASLEY, 2007

Note que tudo isto dependerá da compreensão que tutores e aprendizes têm da natureza das interações e de como estas podem ser facilitadas por meio das tecnologias de comunicação disponíveis (MOORE E KEASLEY, 2007). Afinal, não há somente um tipo de interação ocorrendo em um curso a distância, e as ferramentas que possibilitam essas interações, por outro lado, são diversas.

MOORE (1989)

Moore (1989) classificou em três os tipos de interação que ocorrem na EaD: a interação aprendiz-conteúdo, a interação tutor- aprendiz e a interação aprendiz-aprendiz.

Observação

Nos tópicos a seguir discutiremos com detalhes cada um desses tipos de interação identificados por Moore.