Aula 1 Educação a Distância
Tópico 05 Gerações da EaD Online


Ao longo do texto foram utilizadas duas expressões de modo alternado: Educação a distância e Educação a Distância online (ou baseada na web). De acordo com o uso das diferentes tecnologias para veicular e transportar o material, o conteúdo, as informações, e também com base no modo como as tecnologias condicionam a interatividade entre os participantes do processo, considera-se ser possível, ao longo dos anos, identificar gerações ao longo da evolução da EaD. Por isso as duas expressões são diferentes. Uns apontam apenas três, outros indicam existirem já quatro gerações, até cinco, e já há também quem comente sobre a EaD móvel e a EaD sem distância.

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Os aspectos relacionados à comunicação entre os envolvidos, sempre merecem ser considerados nessas classificações, além das mídias utilizadas.

Na classificação que admite três gerações:


A primeira geração da EaD utilizava a comunicação escrita e o meio de transporte clássico foi o correio. É a “geração textual, com baixa interatividade, estudo por correspondência e baseada numa atitude isolada de auto-aprendizagem”. No Brasil são representativos dessa geração, ainda na primeira metade do século passado, como pioneiros, o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Monitor, entre outros, que seguiram com maior ou menor sucesso o padrão comunicacional existente. Nessa geração a interatividade do aluno praticamente ocorre com o material instrucional, as lições escritas e os testes enviados pelo correio. A comunicação com o professor é mínima, e entre os alunos de um mesmo curso praticamente inexistente. O aluno fica isolado e tende a se sentir desamparado, portanto, sem estímulo.



Na segunda geração surgem outras mídias, desde o rádio e, posteriormente, a televisão, e mais uma vez mencionando o que ocorreu no Brasil, o grande representante dessa geração, um verdadeiro paradigma, foi o Telecurso 2º Grau, uma entre várias outras tentativas de combater o analfabetismo. Também conhecida como “geração analógica, cujo foco não era apenas o material impresso, mas no trabalho de forma sistêmica, uma vez que se combinava o uso de encontros presenciais, sessões periódicas de tutorias, transmissão de material gravado através de rádio e de televisão, assim como envio de videotapes”. A ela se referindo, e por seus excelentes resultados, Arnaldo Niskier a denomina de “Tecnologia da Esperança”, subtítulo de um livro cujo título é “Educação à distância”. Já se denota uma interatividade maior, como a presença física de um monitor na sala onde se recebiam as aulas por televisão ou eram assistidas aulas pré-gravadas em fita. As mídias são bem mais dinâmicas, menos monótonas, resultando em aumento na interatividade. O monitor representa, aí, a figura do tutor que tanto se menciona na atualidade. Sem dúvida o estímulo recebido pelo aluno é nitidamente maior.



A terceira geração é inteiramente dominada pelo uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações – TIC, muitas vezes denominadas apenas de “novas tecnologias”, incluindo-se nessa expressão os mais diversos elementos da Sociedade Digital em que todos estamos imersos.




Mas o grande avanço que a EaD online experimentou deve-se, no final, a um detalhe relativamente simples: o fato de ter-se descoberto um novo meio de veicular informação. Se anteriormente o homem primeiro inventou a linguagem e depois, para registrá-la, inventou a escrita, e a seguir a imprensa de tipos móveis, facilitando transportar as informações e democratizando o acesso ao saber, a comunicação pela internet só se tornou possível com a invenção do “alfabeto digital”. É esse novo código, essa nova modalidade de codificação que permite transformar toda e qualquer informação em séries de “zero e um”, os chamados básicos. Qualquer tipo de informação, seja um som, um desenho, um texto, ou tudo isso isoladamente ou em conjunto e em movimento, pode ser codificado em linguagem binária, com vantagens até então nunca experimentadas pela em seus diversos processos e tentativas de comunicação.

Multimídia

Assista ao vídeo, que trata de maneira breve, sobre as “Gerações do Ensino a Distância”. Ele ressalta as tecnologias que mais impulsionaram o desenvolvimento dessa modalidade educacional: o texto impresso, o rádio e a televisão, e a informática.