Na classificação que admite três gerações:
A primeira geração da EaD utilizava a comunicação escrita e o meio de transporte clássico foi o correio. É a “geração textual, com baixa interatividade, estudo por correspondência e baseada numa atitude isolada de auto-aprendizagem”. No Brasil são representativos dessa geração, ainda na primeira metade do século passado, como pioneiros, o Instituto Universal Brasileiro e o Instituto Monitor, entre outros, que seguiram com maior ou menor sucesso o padrão comunicacional existente. Nessa geração a interatividade do aluno praticamente ocorre com o material instrucional, as lições escritas e os testes enviados pelo correio. A comunicação com o professor é mínima, e entre os alunos de um mesmo curso praticamente inexistente. O aluno fica isolado e tende a se sentir desamparado, portanto, sem estímulo.
Na segunda geração surgem outras mídias, desde o rádio e, posteriormente, a televisão, e mais uma vez mencionando o que ocorreu no Brasil, o grande representante dessa geração, um verdadeiro paradigma, foi o Telecurso 2º Grau, uma entre várias outras tentativas de combater o analfabetismo. Também conhecida como “geração analógica, cujo foco não era apenas o material impresso, mas no trabalho de forma sistêmica, uma vez que se combinava o uso de encontros presenciais, sessões periódicas de tutorias, transmissão de material gravado através de rádio e de televisão, assim como envio de videotapes”. A ela se referindo, e por seus excelentes resultados, Arnaldo Niskier a denomina de “Tecnologia da Esperança”, subtítulo de um livro cujo título é “Educação à distância”. Já se denota uma interatividade maior, como a presença física de um monitor na sala onde se recebiam as aulas por televisão ou eram assistidas aulas pré-gravadas em fita. As mídias são bem mais dinâmicas, menos monótonas, resultando em aumento na interatividade. O monitor representa, aí, a figura do tutor que tanto se menciona na atualidade. Sem dúvida o estímulo recebido pelo aluno é nitidamente maior.
A terceira geração é inteiramente dominada pelo uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações – TIC, muitas vezes denominadas apenas de “novas tecnologias”, incluindo-se nessa expressão os mais diversos elementos da Sociedade Digital em que todos estamos imersos.
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Multimídia Assista ao vídeo, que trata de maneira breve, sobre as “Gerações do Ensino a Distância”. Ele ressalta as tecnologias que mais impulsionaram o desenvolvimento dessa modalidade educacional: o texto impresso, o rádio e a televisão, e a informática. |