Aula 3 Interação na EaD Online
Tópico 04 Interação Aprendiz-Aprendiz


O terceiro tipo de interação mencionado por Moore (1989), a interação entre aprendizes, é fundamental para a aprendizagem colaborativa, embora constitua uma dimensão relativamente nova e desafiante a ser administrada pelos tutores de EaD, uma vez que só veio a ser viabilizada na EaD com a inserção das TICs e que depende do nível de domínio que os aprendizes tiverem sobre essas “novas” tecnologias.


A interação aprendiz-aprendiz, considerada estimulante e motivadora, pode ocorrer entre somente um aprendiz e outro colega, entre aprendizes de um mesmo grupo em uma atividade colaborativa, entre todos os aprendizes de uma turma ou até mesmo entre aprendizes de instituições distintas que tiverem interesses em comum (a depender do nível de integração que houver entre os ambientes virtuais de aprendizagem dessas instituições).

Em geral, a interação entre aprendizes tem potencial para gerar discussões extremamente valiosas, que os ajuda a refletir sobre o conteúdo estudado e a internalizá-lo. Além disso, este tipo de interação é considerado útil para gerar habilidades importantíssimas para o funcionamento da sociedade moderna, tais como capacidade de liderança, de trabalhar em grupo, de comunicar-se efetivamente, de estabelecer relações sociais de solidariedade, de tolerância, de aceitação da diversidade de opiniões e culturas, entre outras.

Pode-se, portanto, reconhecer, que a modernização da EaD, ou o surgimento da EaD online deve-se, principalmente, ao potencial de comunicação proporcionado pelo advento da internet, dos computadores ligados em rede, assumindo mais importância e tornando-se mais significativas quando as modernas ferramentas de interação se tornaram disponíveis.

Os ambientes virtuais de aprendizagem, pelas diversas razões apresentadas até aqui, agregando essas diversas ferramentas, e utilizados conscienciosamente, agregam valor inestimável, facilitando o processo de ensino aprendizagem a distância.