Finalizando, mais um rápido esclarecimento sobre uma possível vinculação entre autonomia e autodidatismo. Alguns confundem esses conceitos e até encontram interdependência. É plena e logicamente aceitável a coexistência das duas condições, mas elas não são nem auto-excludentes e nem auto-vinculadas. Podemos ser autônomos sem sermos autodidatas, bem como podemos ser autodidatas, inclusive, mesmo que nos retirem o direito de sermos autônomos.
![]() |
Observação Dentro de um curso, tanto presencial quanto com utilização de metodologia de EaD online, você poderá em certas circunstâncias, a depender do projeto pedagógico do próprio curso, ter autonomia para escolher algumas das disciplinas consideradas opcionais dentro de um leque de possibilidades. |
Como tem autonomia de escrever, apresentar ou defender sua monografia até seis meses depois de concluída a grade de disciplinas. Mas, por exemplo, não terá autonomia de cursar disciplinas que tenham outras como pré-requisito, sem primeiro ser aprovado naquelas. Numa disciplina qualquer, que lhe desperte interesse especial, você poderá ir muito além do programa que lhe for apresentado como suficiente para seu aprendizado, e pesquisar por conta própria, buscar fontes alternativas, consultar opiniões discordantes, avaliar existência de fontes de referência consideradas mais confiáveis.
E fazer tudo isso, seguindo um roteiro autodidata, com ampla autonomia de busca. Mas sem estar autorizado a subverter princípios básicos de metodologia da pesquisa, a menos que queira invalidar qualquer conclusão a que venha ou possa chegar.