O Reconhecimento e Enfrentamento dos Problemas


Os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade, norteadores do SUS, e que orientam também a construção do processo de trabalho das equipes de saúde da família, apontam para a relevância da qualificação e compreensão do planejamento local, da programação de ações e estratégias orientadas para as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade.

É importante reservar um espaço, no cronograma de atividades da Unidade de Saúde e reuniões de equipe, de forma sistemática e orientada para o monitoramento e avaliação dos objetivos e metas propostos no planejamento conjunto. Isso proporcionará meios de engajamento no trabalho colaborativo e influenciará de forma positiva nos estados de ânimo e, consequentemente, em ações evolutivas.
Realizar a atenção em saúde a partir da identificação dos problemas presentes na área adscrita da equipe também permite à população acompanhar, de forma efetiva e avaliativa, as ações praticadas pelo serviço de saúde.

Assim se faz o espaço para a construção e a consolidação do vínculo, elemento fundamental para uma relação de compartilhamento e colaboração, tanto entre os diferentes saberes e profissionais que constituem a equipe, quanto entre a equipe e a comunidade.

Enfrentar os problemas não é tarefa fácil; é preciso primeiro reconhecê-los e planejar ações efetivas para o enfrentamento. O que você acha de começar agora mesmo a praticar?