A criança, desde a sua concepção, é parte integrante da sociedade onde foi gerada e, portanto, está cercada por condições sociais, históricas e familiares de diversas naturezas.
Alguma vez você já parou para refletir como os profissionais de saúde podem contribuir para o aprendizado de práticas saudáveis desde as primeiras etapas da infância?
Lembre-se de que a família das crianças pode e deve ser nossa grande aliada neste processo. A família é considerada a primeira unidade de cuidado de seus membros.
Além disso, é muito importante que o médico/dentista/enfermeiro tenha uma comunicação acolhedora e efetiva com a criança e a família. Será que a sua abordagem na atenção à criança não pode ser melhorada?
O profissional da saúde da Atenção Primária, por (idealmente) acompanhar toda a família na Estratégia Saúde da Família, tem um vínculo especial com todos e, assim, tem a oportunidade de conhecer melhor a dinâmica familiar, o que ajuda muito no acompanhamento.
Muitos problemas se resolvem de forma espontânea e o mais importante, muitas vezes, é dar apoio e segurança a família. Para melhor obtenção de informações, o médico, o enfermeiro ou o dentista pode lançar mão de perguntas facilitadoras específicas e abertas. Desta forma, possibilitam e auxiliam a exposição de sentimentos negativos ou problemas familiares previamente não percebidos. Informações muitas vezes úteis ao planejamento de ações eficazes.
Esta estratégia pode ser chamada de “perguntas-gatilho”. Clique em avançar e veja alguns exemplos:
A comunicação com a família envolve uma carga emocional às vezes difícil para o profissional de saúde, e isso é normal. Mas, é importante que se esteja sempre se percebendo e procurando autorreflexão dos seus sentimentos ao invés de negá-los.
É útil falar sobre suas angústias na consulta em reuniões clínicas, discussões de casos e supervisões.
Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.