A criança, desde a sua concepção, é parte integrante da sociedade onde foi gerada e, portanto, está cercada por condições sociais, históricas e familiares de diversas naturezas. Você já parou para pensar o que está em torno das crianças que cuidamos diariamente?
O quanto na atualidade cada vez mais as crianças sofrem a influência do meio ambiente em que vivem e o quanto isto influencia no processo saúde e doença?
Alguma vez já parou para refletir como os profissionais de saúde podem contribuir para o aprendizado de práticas saudáveis desde as primeiras etapas da infância?
Lembre-se de que a família das crianças pode e deve ser nossa grande aliada neste processo.
Estabelecimento de limites faz parte da formação da criança.
É importante para o seu desenvolvimento que ela conviva com regras claras que lhe indiquem como agir e quais as consequências de sua conduta.
O estabelecimento de regras e limites é imprescindível para o saudável desenvolvimento infantil e para suas relações socias futuras.
Debater com a família sobre o tema, precocemente, é uma ação preventiva que a equipe Saúde da Família deve assumir ensejando o desenvolvimento saudável da criança.
Clique em avançar e veja algumas orientações que devem ser passadas aos pais:
Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.