Meios Coletivos de Uso do Flúor


A fluoretação da água representa uma das mais importantes medidas de saúde pública de prevenção da cárie dental, pois trata-se de um método seguro, simples, efetivo e econômico, aplicado em âmbito coletivo e recomendado por praticamente todas as organizações nacionais e internacionais de saúde, incluindo a Federação Dentária Internacional, a Associação Internacional para Pesquisas Odontológicas e a Organização Mundial da Saúde.

Há mais de cinco décadas, o flúor vem sendo utilizado no controle da cárie dentária, resultando em uma significativa melhora na saúde bucal da população. Estudos associam a fluoretação da água a uma redução nos índices de cárie de até 60%.

Um aspecto importante em relação à fluoretação diz respeito ao monitoramento constante dos níveis de flúor na água, com a finalidade de evitar a sobredosagem e objetivando maior eficácia.

A expansão da fluoretação das águas de abastecimento público é apontada por alguns autores como uma relevante estratégia na redução das iniquidades em saúde.

Reflexão:

Você conhece as áreas em que há oferta de água tratada na sua cidade? A água de abastecimento público é fluoretada? Você conhece os níveis de flúor presentes? Quem realiza a vigilância dos níveis de flúor? Vale a pena realizar uma pesquisa, você não acha?

Você pode observar, a seguir, as recomendações sobre o uso de produtos fluorados propostos (com algumas adaptações) elaboradas pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e pelo Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil.

O Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil (BRASIL, 2009) orienta para os cuidados especiais no uso de dentifrícios fluoretados para crianças menores de 6 anos, sobretudo àquelas menores de 2 anos. Por que isso? Esse cuidado deve ocorrer em virtude de as pesquisas terem demonstrado que, nessa faixa etária, as crianças, por não terem ainda um controle total da deglutição, acabam por engolir parte da espuma produzida na escovação dental.  

Por exemplo, em crianças com até 2 anos, se não houver supervisão, cerca de 50% da espuma produzida pelo dentifrício durante a escovação é deglutida. Lembramos que os dentifrícios comercializados no Brasil possuem cerca de 1200 ppm de flúor, portanto uma alta concentração do produto. Sabemos que, se na época de formação dos dentes (que vai aproximadamente até os 7-8 anos de idade), a criança tiver ingestão crônica de flúor em alta concentração, o esmalte dentário dos dentes em formação será prejudicado em sua mineralização. Esse distúrbio de formação dentária, denominado de fluorose, já é reconhecido como um problema de saúde pública. Esteticamente, o grau de alterações vai depender da dose de flúor a que a criança foi exposta e do tempo de duração de tal exposição.  

A fluorose está  caracterizada em graus de opacidade, podendo ir de linhas brancas opacas até quadros nos quais áreas do esmalte gravemente hipomineralizadas se rompem e acabam se pigmentando com produtos da alimentação, o que leva o esmalte a ter desde cor amarela até manchas mais escuras.

Então, a recomendação para esta faixa etária é de que os responsáveis pela criança coloquem pequena quantidade de dentifrício sobre as cerdas da escova dental, quantidade do tamanho de um grão de arroz.  Esta medida certamente promoverá a prevenção da fluorose e ao mesmo tempo proporcionará a prevenção da doença cárie.

Saiba Mais:

Para saber mais sobre as ações de prevenção, você pode consultar: 

MOYSÉS, S. T. A importância das ações de prevenção e promoção à saúde bucal para a comunidade escolar. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Revista 

Agora, o que você acha de verificar o seu desenvolvimento?

É isso aí, você finalizou mais uma etapa dos estudos!

Prossiga com atenção. Mas, antes, faça uma pausa e reflita sobre o conteúdo visto. Lembre-se de que, caso tenha alguma dúvida acerca do que vimos no decorrer desta etapa, você pode voltar e rever todos os detalhes.

Bom aprendizado!

Souza, Boehs, Andres