Medidas de Avaliação de uma Intervenção

 

Para a avaliação de uma intervenção, é importante conhecer alguns fundamentos de Epidemiologia.

Para aprofundar conhecimentos sobre o assunto, vamos acompanhar neste material a tabela de contingência e como identificar as medidas de avaliação de uma intervenção acompanhando um exemplo. Para tal, vamos conferir como são apresentados algebricamente os dados de um estudo de intervenção.

Acompanhe o perfil dos indivíduos e como eles serão identificados na avaliação:

  1. indivíduos expostos ao fator (no caso, uma intervenção) e que desenvolveram a doença em questão;
  2. indivíduos expostos à intervenção e não doentes;
  3. indivíduos não expostos à intervenção e doentes;
  4. indivíduos não expostos e não doentes.

Em seguida, são exibidas na tabela de contingência de um estudo de intervenção as medidas do efeito do tratamento (ou de outra intervenção) e um exemplo de aplicação com a interpretação. Confira.

Tabela de contingência de um estudo de intervenção

Exposição à intervenção Doença
SIM
Doença
Não
Total
Sim a b a + b
Não c d c + d
Total a + c b + d a+b+c+d = N



Também para a avaliação, são estabelecidas as medidas de efeito de tratamento em estudos de intervenção, conforme descrito a seguir:

  1. Razão de Chances (OR);
  2. Risco Relativo (RR);
  3. Redução de Risco Absoluta (RRA);
  4. Número Necessário para Tratar (NNT);
  5. Diferença Padronizada de Médias:
    1. diferença de médias entre os grupos de intervenção e controle dividida pelo desvio padrão do controle ou de ambos os grupos.
  6. Diferença Ponderada de Médias:
    1. mesma escala, efeito do risco basal.

Análise a tabela 5, Evento de interesse

Tabela 5: Eventos de Interesse

Grupo Sim Não Total
Tratado (a) (b) (a) + (b)
Controle (c) (d) (c) + (d)
Total (a) + (c) (b) + (d) N

Fonte: Do autor.

Risco no grupo tratado = Rt = a / (a)+ (b)
Risco no grupo controle = Rc = c / (c) + (d)

Exemplo prático

Os dados apresentados na tabela 6 a seguir foram extraídos de um ensaio clínico controlado em que se alocaram aleatoriamente 838 (628 acompanhados até o final do estudo) pacientes esquizofrênicos hospitalizados, de ambos os sexos, em dois grupos: clorpromazina e placebo. Os pacientes foram acompanhados por 24 semanas e foi avaliado o agravamento dos sintomas nos dois grupos (PRIEN; COLE, 1968).

Piora dos Sintomas

Tabela 6: Piora dos Sintomas

Grupo Sim Não Total

Clorpromazina
(grupo tratado)

37 379 416
Placebo
(grupo controle)
70 142 212
Total 107 512 628

Fonte: Prien; Cole, 1968.

Agora que você observou a tabela com a descrição da piora dos sintomas, acompanhe, a seguir, a estimativa do tamanho do efeito do tratamento (Figura 7).

Tabela 7: Estimativa do Tamanho do Efeito do Tratamento

Risco Relativo
RR = Rt/Rc = 0,089/0,33 = 0,27

Redução do risco relativo

RRR = (1 - RR) x 100% = (1 - 0,27) x 100 = 73,0%
Reduçao absoluta de risco
RAR = (Rc - Rt) x 100 = (0,33 - 0,089) x 100% = 24,1%
Número Necessário para trata NNT
1/RAR = 1/0,241 = 4

Fonte: Prien; Cole, 1968.

 

Na animação a seguir, você pode conferir a interpretação da tabela apresentada.

Dentre os vários temas investigados, destacam-se estudos que avaliaram o impacto do aconselhamento nutricional na morbidade infantil, o impacto das ações da Pastoral da Saúde nas condições nutricionais de crianças de até 5 anos, do trabalho das Unidades Básicas de Saúde na promoção do aleitamento materno, dentre outros.

Saiba mais:

O volume 5, número 1 Revista Brasileira de Epidemiologia de 2002, foi totalmente dedicado a estudos brasileiros que avaliaram o impacto de intervenções em saúde. Leia o conteúdo na íntegra:

VICTORA, C. G. Avaliando o impacto de intervenções em saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 5, n. 1, abr. 2002. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2002000100002.

Selecione, de acordo com o seu interesse, e leia três artigos publicados neste número da Revista Brasileira de Epidemiologia, identificando os princípios aqui apresentados.

Agora que finalizamos esta etapa de estudos, vamos realizar a autoavaliação proposta.

Bom aprendizado!

Créditos
Peres e Peres