Fluoretação das águas de abastecimento público

A implantação da fluoretação das águas deve ser uma política prioritária no enfretamento dos agravos em saúde bucal, assim como a garantia do monitoramento dos teores de flúor agregados à água. O monitoramento do teor de flúor ou heterocontrole tem a finalidade de evitar a subdosagem, visando à sua maior eficácia, e a sobredosagem, que oferece risco para a fluorose dental.



Leitura Complementar

BRASIL. Presidência da República. Senado Federal. Lei Federal nº 6.050, de 24 de maio de 1974. Dispõe sobre a fluoretação da água em sistemas de abastecimento quando existir estação de tratamento.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 maio. 1974. Seção 1, p. 6021. Disponível em: http://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:lei:1974-05-24;6050

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria GM/MS Nº 518, de 25 de março de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 mar. 2004. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/518_04.htm



Escovação supervisionada com dentifrício fluoretado

Dentifrício fluoretado é considerado um dos métodos mais racionais de prevenção da cárie dentária, pois alia a remoção do biofilme dental à exposição constante ao flúor. O uso dos dentifrícios tem sido considerado responsável pela diminuição nos índices de cárie observados hoje em todo mundo, mesmo em países ou regiões que não possuem água fluoretada.

(BRASIL, 2009a)

Nota Importante!

Apesar de ser um método de uso individual, é considerado um meio coletivo de obtenção de flúor, uma vez que a possibilidade da aquisição do produto, independentemente do poder aquisitivo dos indivíduos e famílias, depende de decisões governamentais, no âmbito das políticas públicas, relacionadas com a regulamentação da medida pelas respectivas autoridades, em cada país (BRASIL, 2009a).