Abordagem coletiva da saúde bucal de crianças

O desenvolvimento intenso da infância permite aos profissionais de saúde planejar ações coletivas nos espaços que as crianças ocupam, à medida que crescem e se desenvolvem socialmente. Portanto, as ações educativas e preventivas, sobretudo as educativas, devem ser realizadas em grupos que usam espaços sociais (como creches, escolas regulares, escolas de esporte, grupos religiosos, grupos de mães, associações comunitárias etc.) e espaços da unidade de saúde.

(BRASIL, 2006)

Grupos educativos de saúde bucal da criança

Os grupos educativos referentes à saúde bucal da criança devem ser estabelecidos a partir das características comuns (crescimento e agravos) a cada fase, pois o trabalho com grupos é considerado uma importante ação coletiva de educação em saúde, uma vez que possibilita o diálogo, a troca de experiências e a construção de conhecimentos entre indivíduos que vivenciam as mesmas situações.


Ações educativas em saúde bucal de crianças

Segundo Resende (1986), a educação é um instrumento de transformação social, de reformulação de hábitos, aceitação de novos valores e que estimula a criatividade. O processo educativo enriquece na medida em que leva à crítica, reflexão e consciência, desde que sejam considerados fatores sociais, econômicos, religiosos e comportamentais como crenças, atitudes e valores dos educandos envolvidos.


Educação em saúde bucal é o processo pelo qual as pessoas ganham conhecimento, se conscientizam e devem desenvolver habilidades necessárias para alcançar a higienização necessária. Esta educação, portanto, supõe considerar a possibilidade de em poderamento dos sujeitos para obter e manter a saúde bucal, por meio de práticas de autocuidado.

As propostas tradicionais de educação em saúde são ancoradas em práticas comunicacionais unidirecionais, ou seja, que não possibilitam o diálogo nem a efetiva participação dos sujeitos, características fundamentais à construção de um conhecimento emancipatório que produza autonomia em relação aos cuidados com a saúde bucal.

Carcererietal (2006, grifo nosso)


Ações preventivas para a saúde bucal de crianças

Dentre os agravos mais comuns da infância, a cárie dentária possui métodos preventivos que podem ser utilizados em abordagem coletiva, em conjunto com as ações educativas, sobretudo aquelas ações realizadas com crianças na escola. Os pincipais métodos de prevenção são:


  • Fluoretação das águas de abastecimento público;

    Escovação supervisionada com dentifrícios fluoretados;

    Flúor gel e enxaguatório fluoretado.

    Nota Importante!

    Para se instituir a aplicação tópica de flúor (flúor gel ou solução fluorada) de forma coletiva, deve ser levada em consideração a situação epidemiológica dos grupos populacionais locais em que a ação será realizada (BRASIL, 2006).