Ações educativas e preventivas nas creches e escolas

A família é o primeiro grupo social no qual as crianças estão inseridas e, à medida que crescem e se desenvolvem, começam a participar de outros grupos sociais, frequentemente creches e escolas.




Portanto, as propostas tradicionais de educação em saúde ancoradas em práticas comunicacionais unidirecionais, que não possibilitam o diálogo nem a efetiva participação dos escolares, devem ser substituídas por abordagens metodológicas que permitam identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados, refletir sobre situações, descobrir e desenvolver soluções (CARCERERI etal., 2006).


Visita domiciliar: potencialidades do Agente Comunitário de Saúde

A parceria com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) é um importante avanço para as ações de saúde bucal, considerando que sua relação de proximidade com as famílias abre caminho para as ações de educação em saúde. Por meio de atuações direcionadas principalmente a pais e cuidadores, o trabalho dos ACS ajuda a preencher uma importante lacuna das atividades realizadas nas escolas: a dificuldade de envolver a família nos cuidados com a saúde bucal da criança.

Considerando as ações de saúde bucal da criança, a atuação do ACS pode ocorrer por intermédio da visita domiciliar ou da participação nas demais atividades coletivas. A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Ao entrar na casa de uma família, o ACS entra não somente no espaço físico, mas em tudo o que esse espaço representa. Em cada domicílio vive uma família, com seus códigos de sobrevivência, suas crenças, sua cultura e sua própria história (BRASIL, 2009d).