Programas e Políticas de Saúde da Mulher no Brasil e no Mundo


A implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher é operacionalizada na prática através de um conjunto de ações e atividades, consideradas prioritárias. Dentre estas prioridades ressaltamos a atenção obstétrica e neonatal qualifcada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes. Para isso são estabelecidos pactos, políticas e programas, os quais apresentaremos a seguir.

Para visualizar esta animação, por favor atualizar a sua versão do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Sobre o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal e os outros Pactos direcionados à Saúde da Mulher no Brasil, você pode acessar no link abaixo.

A temática “Saúde da Mulher” está presente na pauta das agendas dos formuladores de políticas internacionais, entre os quais destaca-se:

  1. Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CAIRO, 1994);
  2. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (BELÉM/PA, 1994;)
  3. Conferência Internacional da Mulher (BEIJING, 1995);
  4. Convenção de Eliminação de Todas as Formas de Discriminações Contra a Mulher (CEDAW);
  5. Cúpula Mundial em Favor da Infância;
  6. Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Outras Formas de Intolerância;
  7. Declaração do Desenvolvimento dos Objetivos do Milênio – ONU de 2001.

Vários documentos, declarações e conferências no âmbito mundial estabelecem, em suas metas e estratégias, ações relacionadas a esta população específica.

A Declaração dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foi aprovada por 191 chefes de Estado de diferentes países, entre os quais o Brasil. São oito objetivos estabelecidos , entre eles dois estão diretamente relacionados com a Saúde Materna e da Mulher, o objetivo três e cinco. É importante que os profissionais integrantes da Equipe de Saúde da Família tenham conhecimento detalhado acerca desses objetivos a fim de que possam contribuir efetivamente para o alcance das metas estabelecidas para cada um deles.

Clique e conheça todos os objetivos.

Para visualizar esta animação, por favor atualizar a sua versão do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Saiba mais:

Para conhecer detalhadamente os avanços e as inovações alcançadas nos oito anos de implementação dos Objetivos do Milênio no Brasil, sugerimos a leitura do documento: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Relatório Nacional de Acompanhamento, publicado pela coordenação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos: sob a supervisão do Grupo Técnico para o acompanhamento dos ODM. Brasília: Ipea: MP, 2007. Disponíveis nos sites:

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Princípios e Diretrizes

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher - Plano de Ação 2004 – 2007

Atenção à Saúde das Mulheres Negras

http://www.objetivosdomilenio.org.br/

Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.

Para visualizar esta animação, por favor atualizar a sua versão do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Santos, Oliveira, Carcereri e Tognoli