Principais Indicadores de Morbi-mortalidade em Saúde do Idoso no Brasil e em SC


O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) é um órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde brasileiro com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. No DATASUS podem ser encontrados Indicadores de Saúde, Assistência à Saúde, Rede Assistencial, Epidemiologia e Morbidade, Estatísticas Vitais, Demografia e Socioeconômicas, Saúde Suplementar e Inquéritos e pesquisas.

Portanto, os dados estão disponíveis, mas quais são as informações necessárias e suficientes para o conhecimento da situação de saúde do idoso e a partir desta noção, onde consegui-las?

Dica:

Existe um conjunto de bancos de dados relativos à saúde da população brasileira, disponibilizados pelo setor saúde em geral e pelo IBGE. Como exemplo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio realizada em 1998 e em 2003 e Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos não Transmissíveis de 2002-2003.

Brasileiros idosos constituem importante e crescente segmento da nossa população. Aspectos relacionados ao envelhecimento geram dados armazenados em múltiplas fontes, fazendo com que seja necessário congregá-los para produzir uma visão abrangente da situação. Tais informações podem auxiliar a elaboração de estratégias e o estabelecimento de metas para programas específicos direcionados à população que envelhece.

Sabemos que, no que tange à morbidade e mortalidade dos idosos, a ênfase se dá sobre doenças crônico-degenerativas, especialmente as circulatórias e as neoplasias. Mas é muito importante, também, o conceito de comorbidade, isto é, a presença de mais de uma patologia por pessoa idosa. Podemos esperar em média de 4 a 5 patologias por indivíduo acima de 60 anos.

O DATASUS é o sistema de informações do SUS no qual estão no ítem Indicadores e Dados Básicos, os dados necessários para o diagnóstico da situação de saúde selecionados pelos critérios de:

  1. relevância para a compreensão da situação de saúde, suas causas e consequências;
  2. validade para orientar decisões de política e apoiar o controle social;
  3. identidade com processos de trabalho na gestão do SUS; e
  4. disponibilidade de fontes de dados: bases, sistemas ou estudos nacionais.

Estão disponíveis na internet dados desagregados por unidade geográfica, grupo etário, sexo e situação do domicílio, além de outras categorias em casos específicos. Desde 1998 o IDB é editado com os temas: mortalidade infantil, violência, saúde da mulher, saúde do idoso, saneamento e doenças crônicas. O conteúdo conceitual de todo o processo está unificado em publicação específica usada como referência por instituições governamentais e acadêmicas interessadas na construção e análise de indicadores em saúde.

Clique e confira a seguir, os indicadores do IDB que trazem informações sobre os idosos.

Saiba mais:

Veja no site do Ministério da Saúde as ações e programas, disponível em:

BRASIL. Ministério da Saúde. Ações e programas. Disponível em:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=360

Para conhecer melhor os dados disponibilizados, explore o site DATASUS:

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema único de Saúde. Disponível em:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/area.cfm?id_area=1522

Créditos
Junqueira, Mello e Martini