O idoso requer uma avaliação integral, o que frequentemente envolve o olhar de diferentes áreas da saúde. Isso se dá não só por conta do processo fisiológico do envelhecimento, como também, na maioria das vezes, por apresentar alterações sistêmicas múltiplas associadas às respostas indesejadas às drogas específicas de quem faz uso rotineiro.
Por muitos anos, os idosos ficaram sem uma oferta de cuidados bucais que observassem suas características e peculiaridades. Por isso, no atendimento à saúde bucal do idoso, é fundamental o trabalho conjunto da Equipe de Saúde, sendo importante o trabalho com os Médicos, Enfermeiros e, se estiverem ao alcance, os Psicólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, entre outros. A interação multidisciplinar na Equipe de Saúde e o envolvimento familiar ou de cuidadores fazem parte do processo de atenção à saúde bucal do idoso.
Devemos prestar atenção às lesões de mucosa, pois podem ser sinais primários de câncer, cujo sucesso do tratamento dependerá da precocidade do diagnóstico.
Na Prática:
Questione sobre fatores de risco. Informe-se acerca das possibilidades de serviços de diagnóstico anátomo-patológico ao seu alcance. Se necessário, proceda à biópsia, um procedimento que pode ser realizado na atenção básica. Para tal procedimento, consulte o Manual de Especialidades em Saúde Bucal do MS.
No caso de idosos portadores de doenças sistêmicas, principalmente se não controladas, aconselha-se o compartilhamento e a discussão com o médico a respeito das condições físicas mais apropriadas para a realização do tratamento odontológico.
Outros detalhes que podem ser decorrentes da hipossalivação:
mucosa bucal atrófica, brilhante, seca e avermelhada;
atrofia das papilas filiformes linguais;
língua lobulada ou fissurada;
vermelhão labial ou lábio seco e fissurado;
aumento da frequência de infecções da mucosa (espécies de Cândida);
queilite angular;
aumento de atividade de cárie;
ulceraçãoe fragilidade da mucosa;
estomatite por uso de dentaduras superiores;
acúmulo de restos alimentares;
acúmulo de placa bacteriana em dentes e próteses; e
halitose.
A modificação na escolha de alimentos, com a recusa de ingestão de alimentos secos, crocantes ou temperados, também pode ser um sinal de alteração no fluxo salivar.
Link:
Disponibilizamos para você aqui um instrumento de triagem para profissionais da saúde, não necessariamente dentistas, como ferramentas de diagnóstico e encaminhamento dos idosos com relação às demandas de saúde bucal, validado por Gonçalves; Mello; Zimermann(2010)
É isso aí, você finalizou mais uma etapa dos estudos.
Prossiga com atenção. Mas, antes, faça uma pausa e reflita sobre o conteúdo visto. Lembre-se de que, caso tenha alguma dúvida nesta etapa de estudo, você poderá voltar e rever todos os detalhes.
Bom aprendizado e não se esqueça de fazer a sua autoavaliação!