Diferentes Classificação/Categorização de Grupos

 

 

A partir de agora, verificaremos como os grupos se classificam ou se categorizam conforme seu objetivo ou estratégia de ação.

A teoria de psicoterapia de grupos, presente na psicologia grupal, é um conhecimento que auxilia os diferentes profissionais a compreender os movimentos que são característicos dos grupos. A abordagem, a duração e o objetivo de um grupo é que irão organizar ou caracterizar o seu funcionamento e as regras para se alcançar as metas propostas. 

 

 

Os grupos podem se organizar para ser do tipo aberto ou fechado, homogêneos ou heterogêneos. Igualmente podem ser denominados com ou sem história prévia, há ainda uma classificação divisória: grupos operativos e grupos psicoterápicos.

Para explorar o conceito dos tipos de grupo, clique nas abas da animação a seguir.

É importante salientar que a condução tanto do grupo heterogêneo quanto do homogêneo não diferem na sua essência, o diferencial está no conhecimento do coordenador sobre a natureza do sofrimento apresentado e na motivação pessoal para lidar com esse grupo. Outro fator que se deve ter em mente é que, mesmo sendo homogêneo, o grupo carrega em si a sua diversidade, da mesma forma que os grupos heterogêneos têm suas semelhanças, como faixa etária, por exemplo.

Compreender os tipos de grupos nos ajuda a identificá-los e a perceber sua importância no nosso dia a dia profissional, não é mesmo?

Aproveite todas as informações expostas aqui e transforme-as em conhecimento útil em sua rotina profissional!

Considera-se que trabalhar com grupos implica um resgate do homem como um ser gregário, o qual se caracteriza pela busca do outro de forma natural e espontânea.

O trabalho em grupo cria um espaço denominado campo grupal que vai além da simples soma das partes, mas permite um arranjo entre os participantes, que é único e peculiar a cada encontro.

Dispositivo é o conjunto de meios planejadamente dispostos visando a determinado fim. Em saúde mental, consideram-no os meios para a prestação de cuidados

Passe o mouse sobre as partes da mandala para conhecer os fatores terapêuticos propostos pelo estudioso Yalom.

Percebeu como os fatores terapêuticos propostos por Yalom fazem sentido se aplicados aos grupos? Permaneça atento aos próximos assuntos explorados aqui!

Juntamente com os aspectos terapêuticos, há fatores obstrutivos no desempenho dos grupos. Como já mencionado anteriormente, o homem é gregário. Ele não se agrupa apenas para fins altruístas de sobrevivência, mas também para exercer seu domínio e poder sobre os outros.

A seguir, clique sobre as perguntas para encontrar suas respostas.

Pelo visto, você está aprendendo tudo sobre o trabalho com e em grupos!
Não se esqueça: esgote todo o conteúdo referente a esse assunto para que em sua prática profissional você realize, de maneira adequada, as intervenções necessárias para o crescimento das pessoas!

Agora exercite seus conhecimentos através da autoavaliação!

Créditos