Aula 1 EaD
Tópico 01 Contextualizando o Curso

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Caro cursista, gostaríamos de lhe dar as boas vindas ao Curso de Especialização em Saúde da Família. Antes de iniciarmos os trabalhos sobre os conteúdos específicos do curso, apresentaremos um breve resumo do Curso em que você está matriculado.


Para minimizar a diferença entre a oferta e a necessidade de formação para os profissionais em atuação na área do SUS, faz-se necessária a produção de novos modelos de cooperação entre Universidade e Sistemas de Saúde. Nessa perspectiva, há um esforço da gestão atual do Governo Federal no estímulo a essa mudança cultural, através de projetos de transferência de tecnologia, cooperação entre pares, colaboração internacional e pesquisas permitindo intervenção para conceber e adotar novas políticas de formação permanente e organização dos trabalhadores em saúde.

A Universidade Federal do Ceará, como todas as instituições federais formadoras no país, tem apresentado em sua história uma trajetória mais voltada para uma formação especializada, eminentemente presencial, e restrita a um grupo selecionado de alunos que conseguem acesso ao ensino superior. Há, no entanto, o desafio contemporâneo de formar os profissionais no seu contexto de trabalho, com uma metodologia que permita a descentralização das atividades pedagógicas e em larga escala, mas sem redução na qualidade de conteúdos e processos de aprendizagem. A formação disponibilizada, por outro lado, deve vincular-se cada vez mais às necessidades cotidianas reais da população e do serviço de saúde.

Nesse sentido, a UFC estabeleceu parceria com o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, SGTES, passando a integrar o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), para atender às necessidades de formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, inicialmente para as categorias de medicina, odontologia e enfermagem. O convênio foi firmado entre estas instituições para construir um complexo formador de profissionais de saúde em serviço, em larga escala, com metodologias descentralizadas e contextualizadas, com o objetivo de formar profissionais de saúde da família com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a atuação na Atenção Básica dentro da rede do SUS, melhorando continuamente a qualidade do atendimento.
Nesse intento a UFC instituiu o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde – NUTEDS/UFC, criado pela portaria UFC nº 76 (15/01/2010) do Magnífico Reitor Prof. Jesualdo Pereira, com caráter multidisciplinar, e atendendo necessidades de apoiar projetos já instalados e que devem convergir, especifimente o Projeto RUTE (Rede Universitária de Telemedicina), o Programa Nacional de Telessaúde e, agora, a UNA-SUS.
Este novo modelo adota o sistema de tutorias e novas linguagens para apresentação dos conteúdos, contribuindo com o desenho de uma educação superior mais democrática e mais equânime que permitirá aos governos municipais e estaduais a qualificação de seus profissionais, a mudança da estratégia política e a reorientação do modelo através do processo de capacitação contextualizada e problematizadora.

Essa proposta foi discutida com as áreas de gestão da Atenção Básica, trabalho e educação permanente da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e a Escola de Saúde Pública do Ceará, uma das entidades formadoras dos profissionais de saúde do Estado.

Deve ser ressaltado o momento favorável do Governo do Estado do Ceará, pelo investimento que tem realizado visando melhorar a infraestrutura de comunicação e informação, principalmente voltado para as cidades do interior, através da construção das infovias digitais (o chamado cinturão digital). Essa iniciativa representa forte incentivo na oferta, em futuro próximo, de Educação a Distância online em larga escala, entre diversas outras ações utilizando tecnologia digital.

É interessante destacar também a experiência pioneira do Núcleo de Telessaúde da UFC, implantado no Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina, que também funciona como Núcleo da UnA-SUS, com estrutura física e técnica para ações de teleconsultorias, treinamentos direcionados para educação em saúde, videocolaboração tanto em vídeoconferências como em webconferências, e agora atuando também na Educação a Distância online para profissionais da área de saúde. Importante mencionar também a parceria da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), interligando diversos horspitais universitários e de ensino no país, congregando, portanto, o trabalho e a experiência de vários professores que participando dessas varias atividades, colaboram no quadro docente desse curso. Tendo em vista a importância de promover a convergência entre essas diversas ações, Telessaúde, UnA-SUS e Rede RUTE, foi recentemente criado o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde - NUTEDS/UFC, que deverá contribuir também no esforço de introduzir a utilização de Tecnologia das Informações e das Comunicações - TIC nos cursos de graduação do Campus do Porangabussu, por força de demanda recentemente induzida por portaria do Ministério da Eduação.
Neste cenário pretende-se, a partir da experiência acumulada de outras instituições como a UFMG, desenvolver parcerias, oferecendo o Curso de Especialização em Saúde da Família e empregando o processo de ensino aprendizagem a distância, com uso das TIC, na modalidade semi-presencial, visto que o Ministério da Saúde tem incentivado a formação em larga escala para o aperfeiçoamento profissional, fortemente marcados pela convocação de parceiros no campo da gestão e da formação, colaborando dessa forma para a formação ampliada dos profissionais de saúde, oportunidade em que a UFC, sempre comtemporânea com sua função social, busca transformar-se numa Instituição efetiva de inovação e democratização de conhecimentos e práticas.

O curso será desenvolvido em um período mínimo de 18 e máximo de 24 meses, com funcionamento previsto durante todos os dias da semana, para o atendimento a distância, e em períodos programados com antecedência, para atendimento presencial e avaliações. Deverão ser cursadas disciplinas que integralizem 24 créditos, o que significa 384 horas.

O objetivo geral do curso é formar Especialistas em Saúde da Família com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a atuação na atenção básica dentro da rede do SUS. A matriz curricular do curso será composta por disciplinas que serão apresentadas sob a forma de Módulos, que comporão as Unidades Didáticas do Curso.
Finalmente, uma explicação sobre os motivos de iniciar um Curso sobre Saúde da Família com uma Disciplina de Educação a Distância online. Um das dificuldades de trabalhar com essa modalidade ou dentro desse modelo de processo de ensino aprendizagem é justamente o fato de que a maioria das pessoas tem sua formação realizada, desde o início e ao longo do tempo, quase exclusivamente no modelo presencial, tradicional, empregando tecnologias mito, muito antigas.

Quando pela primeira vez tem a oportunidade de experimentar a EaD online, um outro modelo que traz muitas diferenças, surge o impacto da falta de falta de ambientação, o que é compreensível, mas inevitável. Para minimizar os efeitos negativos de começar um curso oferecido de uma maneira inteiramente diferente, sem compreendê-la pelo menos um pouco, imaginou-se que começando por demonstrar no que consiste a EaD online, estar-se-ia colaborando para minimizar o impacto inicial, e favorecendo um melhor aproveitamento dos alunos participantes. Interessante ressaltar que esse trabalho também foi necessário na preparação dos professores conteudistas e dos tutores, mostrando-lhes as nuances do ensino/aprendizado com Educação a Distância baseada na web. Na verdade, de ora em diante, estarão todos imersos numa fantástica aventura de novas descobertas no campo da aprendizagem.

Unidades Didáticas do Curso (Clique aqui para abrir)


   Disciplinas/professor responsável/créditos/horas-aula

Disciplinas

Professor

 

Créditos

 

Carga Horária

Prática

Teórica

P

EAD

P

EAD

Disciplinas Obrigatórias da Unidade Didática I

1. Educação a Distância - EaD

Luiz Roberto de Oliveira

Andréa Soares Rocha da Silva

Fernando Antonio Castelo Branco e Ramos

2

-

-

8

24

2. Processo de Trabalho em Saúde

Benedita Pessoa Forte

2

-

-

8

24

3. Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde

Maria Vaudelice Mota

2

-

-

8

24

4. Planejamento e Avaliação de Ações de Saúde

Arnaldo Ribeiro Costa Lima

3

-

-

12

36

Disciplinas Obrigatórias da Unidade Didática II

5. Tecnologias para Abordagem do Indivíduo, da Família e da Comunidade-Práticas Pedagógicas em Atenção Básica à Saúde

Thiago Pelúcio Moreira

2

-

-

8

24

6. Saúde Ambiental, Acidentes Naturais, Artificiais e os Riscos para a Saúde da Família

Raquel Maria Rigotto

2

-

-

8

24

7. Atenção Básica de Saúde no Contexto da Saúde Bucal

Andréa Silvia Walter de Aguiar

Ana Karine Macedo Teixeira

Maria Eneide Leitão de Almeida

3

-

-

12

36

Disciplinas Optativas da Unidade Didática II

8. Saúde da Criança e do Adolescente

Almir de Castro Neves Filho

2

-

-

8

24

9. Saúde da Mulher no Ciclo Vital

Ângela Maria Alves e Souza

2

-

-

8

24

10. Atenção Básica à Saúde da Família Diante as Endemias e Epidemias Locais: um Enfoque Estatístico

Alberto Novaes Ramos Júnior

2

-

-

8

24

11. Saúde Mental e Violência

Maria Dalva Santos Alves

2

-

-

8

24

12. Atenção Básica em Saúde do Adulto, Trabalhador, Portador de Deficiência e Idoso

Lorita Marlena Freitag Pagliuca

2

-

-

8

24

13. Realidade Sócio-Política-Econômica e Cultural Brasileira, Regional e Local

Maria Helena Lima Sousa

2

-

-

8

24

14. Interdisciplinaridade, Bioética e Abordagem Integral dos Problemas de Saúde

Francisco Ursino da Silva Neto

2

-

-

8

24

15. Participação Social e Promoção da Saúde

Benedita Pessoa Forte

2

-

-

8

24