A Educação em Saúde no Cotidiano da Unidade de Saúde
Quando abordamos a educação em saúde no âmbito da Atenção Básica de Saúde e da Estratégia Saúde da Família, é necessário resgatarmos o caráter popular da educação.
A característica fundamental da educação popular é considerar o saber da comunidade como matéria-prima para o processo educativo. É aprender a partir do conhecimento do sujeito e ensinar a partir de palavras e temas de seu cotidiano.
A educação popular visa à formação de sujeitos com conhecimento e consciência cidadã e à organização do trabalho político para a afirmação do sujeito.
Embora as ideias de Paulo Freire tenham sido concebidas no contexto da educação para adultos, ele é um dos autores que mais contribuiu para pensarmos na educação popular nas práticas de saúde.
Nesse sentido, vale conhecer os seis pressupostos que Freire (1999, 2000) chama de ideia-força e que são fundamentais para uma prática educativa crítica, transformadora da realidade. Clique nas abas do quando a seguir para conhecer essas ideias-forças:
É importante ressaltar que tais pressupostos, tais ideias-força fundamentam alguns conceitos formulados pelo autor, que são amplamente conhecidos e utilizados na Educação e na Saúde, por se tratar de conceitos básicos para pensar educação em saúde transformadora da realidade e não reformadora de pessoas (MIRANDA; BARROSO, 2004).
Nas abas do quadro a seguir, encontram-se procedimentos que devem ser empregues numa educação que tem como base as ideias-força de Paulo Freire. Esses procedimentos são propostos pelo próprio autor de tais ideias.