Aspectos Limitantes à Educação em Saúde no Cotidiano da Unidade de Saúde

 

Os espaços possíveis que permitem o encontro entre os profissionais de saúde e a população no cotidiano do trabalho das Equipes de Saúde da Família, tanto nas unidades de saúde, quanto fora delas, são inúmeros. Podemos dizer que existem os espaços individuais, onde o encontro profissional-cidadão é privilegiado, e os espaços coletivos, onde um ou mais profissionais interagem com um grupo de pessoas da comunidade. E não seria exagero dizer que cada encontro desses é uma oportunidade para o exercício da ação/relação educativa, embora nem sempre com a intencionalidade marcada por características críticas, criativas, emancipatórias.

Mesmo o atendimento individual, que muitas vezes é muito breve, deve ser entendido como um rico espaço de diálogo, no qual o profissional de saúde pode participar de alguma forma do processo de apropriação por parte da população de informações necessárias para a compreensão da situação de saúde, do contexto familiar e do contexto da sociedade.

É necessário atentar para determinados modos de fazer educação que são contrários à educação emancipadora. Esses modos devem ser evitados por uma equipe que busca realizar a educação em saúde e encontram-se no quadro abaixo. Cada aba deste quadro contém um desses modos. Clique nessas abas e acompanhe o conteúdo o que, respectivamente, significa cada um desses modos.

Considerando os aspectos limitantes do atendimento individual nas práticas de atendimento à saúde, outra forma de se desenvolver atividades educativas na unidade básica de saúde é o trabalho com grupos ou com organizações sociais do bairro.

Porém, trabalhar com grupos não significa ir a algum espaço da comunidade, juntar um grupo de pessoas com os mesmos problemas, rotulá-los com o nome de uma doença que possuem em comum, a exemplo do “grupo dos hipertensos”, e realizar uma “palestra” ensinando quais são as mudanças no estilo de vida que devem ser efetuadas segundo a medicina oficial.

Realize a atividade a seguir para testar seus conhecimentos sobre os procedimentos de uma educação em saúde que realiza a autonomia dos indivíduos.

Créditos
Verdi, Buchele, Tognoli