Política de Acesso Aberto da UNA-SUS


O que é acesso aberto?

O conceito de acesso aberto representa a disponibilidade e acesso às informações no meio digital (artigos, imagens, vídeos, documentos etc) para que qualquer pessoa possa ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar gratuitamente.


O que é a Política de Acesso Aberto na UNA-SUS?

É o documento que define os parâmetros e fluxos da negociação de direitos autorais dos recursos educacionais a serem depositados no ARES. A Política orienta as instituições como fazer essas negociações e padroniza a documentação necessária para o sucesso de todo esse processo.

Somente com a cessão de direitos autorais concedida da forma correta é possível garantir que o material poderá ser reutilizado em várias ações educacionais.

Assim, a Política garante o cumprimento de uma das diretrizes da UNA-SUS: “acesso a todo material didático por meio da internet, em repositórios de acesso aberto” (Portaria IM nº 10, 11/07/2011, inciso I, Art. 3º).


Conteúdo da Política de Acesso Aberto

Conteúdo da Política de Acesso Aberto

  • Conceitos relacionados a direitos autorais.
  • Diretrizes e procedimentos para a gestão de direitos autorais, desde a produção até a publicação de recursos educacionais no ARES.
  • Modelos de documentos de direitos autorais a serem adotados pelas instituições do Sistema UNA-SUS.

Os documentos que compõem a Política de Acesso Aberto da UNA-SUS são: