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28 RESULTADOS (11 a 20)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Aug/2012
    Este objeto de aprendizagem conceitua epidemiologia segundo Rouquayrol & Goldbaum e em seu sentido semântico. Na sequência faz uma explanação sobre a evolução da epidemiologia no contexto histórico com destaque para seus principais personagens. Fala que as principais áreas de conhecimento dos métodos e técnicas congregados na epidemiologia são ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Aug/2012
    Esse objeto contextualiza a grande utilidade dos sistemas de informações em saúde para o planejamento e atuação das ESF, a importância do avanço tecnológico nesse contexto e as interferências econômicas e políticas como determinantes do acesso a informação. Destaca ainda que o acesso às informações depende também do sistema de gestão e que, além...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Aug/2012
    Nesse objeto o aluno irá aprender sobre o indicador de fecundidade, a diferença entre fertilidade de fecundidade, como é calculado esse indicador e sua utilidade para se estabelecer a expectativa de vida da população. Na sequência o aluno aprenderá sobre o indicador de Hospitalizações por Condições Sensíveis à Atenção Primária e Mortes Evitáveis...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Aug/2012
    No objeto Indicadores de saúde são abordados o conceito de indicadores; os critérios para que esses indicadores sejam considerados de qualidade; as características necessárias para que sejam efetivamente úteis; quais a s principais modalidades de indicadores de saúde e, por último, propõe uma profunda reflexão sobre a importância da utilização d...
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    25/Jun/2012
    Revisão do módulo 2, da unidade 2, do curso de Ações para o controle da tuberculose na atenção primária. O recurso apresenta informações sobre a tuberculose pulmonar, miliar e extra-pulmonar, seus sintomas comuns, os tipos de diagnósticos e exames complementares para a detecção da doença, como: baciloscopia (e seu modo de coleta), cultura, prova...
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    25/Jun/2012
    Revisão do módulo 3, da unidade 2, do curso de Ações para o controle da tuberculose na atenção primária. Apresenta informações sobre a infecção por HIV em pacientes com tuberculose como o maior fator de risco conhecido para a progressão da doença. Indica os componentes, os objetivos e as etapas do aconselhamento ao paciente com tuberculose para ...
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    25/Jun/2012
    Revisão do módulo 1, da unidade 3, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. O recurso apresenta os princípios básicos para tratamento da tuberculose e a maneira de estimular o paciente na adesão ao tratamento. Indicações de início de tratamento na atenção básica, os esquemas básico de medicamentos indicados e sua variante...
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    13/Jun/2012
    Revisão do módulo 2, da unidade 1, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção básica. Apresenta o agente etiológico, as formas de transmissão e disseminação da tuberculose e sua evolução. São descritas informações sobre a tuberculose primária e a tuberculose secundária e os fatores de risco para pessoas infectadas pela doença. O re...
  • Secretaria Executiva da UNA-SUS
    25/Jun/2012
    Revisão do módulo 3, da unidade 1, do curso Ações para o controle da tuberculose na atenção primária. Apresenta as medidas administrativas, de controle ambiental e de proteção individual que devem ser utilizadas para o controle da transmissão da tuberculose nos ambientes com risco de infecção. Apresenta indicações para a elaboração de um plano d...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    14/May/2014
    O objetivo deste módulo foi motivar e instrumentalizar você para utilizar os conceitos e ferramentas da Epidemiologia no desenvolvimento de suas atividades na Unidade de Saúde e junto à comunidade. Por isso, você conheceu os conceitos básicos e os principais usos e aplicações da Epidemiologia. Além disso, você estudou a respeito: dos conceitos d...