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214 RESULTADOS (161 a 170)
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Curso sobre o diagnóstico, manejo, notificação e acompanhamento de casos de Leishmaniose Tegumentar Americana, de acordo com as diretrizes da Vigilância Epidemiológica em Saúde nacionais e do Estado de Santa Catarina. O curso tem como público alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    03/Feb/2023
    Este recurso educacional compõe o programa de formação Acolhimento com Classificação de Risco na Atenção Básica. Ofertado pela UNA-SUS/UFMA, trata-se de um Clinical Case no formato PPU com objetivo de levar o usuário a exercitar as boas escolhas nas etapas do atendimento clínico (anamnese, exame clínico, exames complementares, diagnóstico, condu...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    A dengue é uma doença infecciosa aguda, febril, causada por um arbovírus da família Flaviviridae. Trata-se de uma arbovirose, causada pelo arbovírus dos sorotipos DEN 1, 2, 3 e 4 transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A nova classificação do Ministério da Saúde, utilizada desde 2014, trata a dengue como uma doença única, dinâmica e si...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    O Zika é um vírus de cadeia simples de RNA da família Flaviviridae. Trata-se de uma arbovirose, transmitida principalmente pela picada de mosquitos infectados, do gênero Aedes, especialmente o Aedes aegypti. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 na África e casos autóctones da doença foram identificados no Brasil em maio de 2015, na...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    As infecções causadas pelo vírus HIV e as hepatites são consideradas graves problemas e saúde pública no Brasil e no mundo. Para fazer face ao desafio do controle e tratamento dessas doenças, o Ministério da Saúde passou a valer-se de estratégias, entre elas, a descentralização das ações para a Atenção Básica, possibilitando maior cobertura e ac...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações que permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necess...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Esse curso tem o intuito de capacitar as equipes da Atenção Básica para cuidado ás pessoas em sofrimento mental, para a interação com outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial, garantindo uma prática condizente com os atributos da ABS para construção de um SUS pautado no modelo integral de atenção à saúde. O curso tem como público alvo os ...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Existe um grande vácuo na discussão sobre como atender os pacientes que chegam às unidades básicas de saúde com sinais e sintomas agudos que necessitam de uma intervenção imediata. Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o te...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    05/Jun/2020
    A operacionalização de conceitos e diretrizes do SUS e da Atenção Básica em práticas de atenção nem sempre é tarefa fácil. Esse minicurso tem o objetivo de ajudar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica a entender como o princípio da equidade, por exemplo, pode se expressar no equilíbrio entre atendimento à demanda espontânea e pro...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    05/Jun/2020
    O que é saúde? Esta parece uma pergunta simples para quem trabalha nesta área, mas é uma questão muito importante que os profissionais de saúde devem fazer à si mesmos para qualificar e dar embasamento às suas práticas. Neste curso o aluno é convidado a refletir sobre como a concepção saúde-doença determina o tipo de ação dos profissionais de sa...