Página de busca











Adicionar novo filtro:

195 RESULTADOS (31 a 40)
  • Nahas, Fabio Xerfan
    13/Jul/2012
    O presente capítulo contempla o estudo da Metodologia Científica. Apresenta um resumo das etapas de construção de projetos acadêmicos e tipos de estudos científicos. Ressalta a importância da leitura especializada, estimulando o raciocínio crítico para a interpretação do conhecimento científico na área da saúde. Compreende-se que esta prática, a...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    13/Jun/2012
    Neste módulo de Educação em Saúde, você terá a oportunidade de aproximar os conhecimentos ao contexto do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família. Neste sentido, as três unidades apresentadas articulam conteúdos que se referem tanto aos modelos de educação em saúde quanto aos aspectos diretamente envolvidos nas práticas educativas em ...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    02/Jan/2014
    O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    02/Jan/2014
    O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    02/Jan/2014
    Este objeto inicia propondo que o processo educativo não deve impor mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, mas sim contribuir para que ele reflita, considere as informações, revise e investigue os dados, numa busca constante de novos significados. Comenta ainda que uma proposta educativa é um método dialético no qual os sujeitos s...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    02/Jan/2014
    Este objeto começa enfatizando de que é fundamental a participação comunitária nas práticas educativas em saúde para que estas sejam construídas em bases críticas, libertadoras, dialógicas e transformadoras de realidade. Continua mostrando a extrema importância das sete teses propostas para fomentar a participação comunitária no âmbito da educaç...
  • Büchele Fátima
    02/Jan/2014
    O objeto inicia comentando que os espaços possíveis para o encontro entre os profissionais de saúde e a população são inúmeros, tanto dentro como fora das unidades de saúde, espaços individuais e os coletivos, e lembra que cada encontro desses é uma oportunidade para o exercício de ação ou relação educativa, além de ressaltar que o atendimento i...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    08/Feb/2017
    Recurso trata das alterações bucais mais frequentes na infância, desenvolvido também para ser compartilhado com os profissionais envolvidos na saúde da criança, não só os dentistas. No trabalho multiprofissional, o exame da cavidade bucal das crianças deve ser uma atividade de rotina. Assim, médicos, enfermeiros e outros profissionais, ao observare...
  • Salgado Filho, Natalino
    14/Dec/2016
    Este vídeo discorre sobre os inquéritos de avaliação do consumo alimentar. No recordatório alimentar de 24 horas, o profissional questiona o paciente sobre o que ele consumiu nas últimas 24 horas; no registro alimentar o próprio paciente registra o que consome; e no questionário de frequência alimentar, é apresentada uma lista de alimentos, suas...
  • Salgado, Christiana Leal
    07/Feb/2017
    Neste vídeo acompanhamos a rotina de consultas com enfermeira, médico e nutricionista de Maria Bárbara Costa, portadora de doença renal crônica e diabetes mellitus, e as devidas orientações para um correto diagnóstico e intervenção.