Página de busca











Adicionar novo filtro:

34 RESULTADOS (11 a 20)
  • Faria, Horácio Pereira de
    25/Feb/2015
    Este material contempla a disciplina obrigatória " Processo de trabalho em saúde" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina é composta de duas unidades cujo propósito principal é estimular a compreensão e a análise sobre o processo de trabalho , seus elementos e suas especificidades no campo da saúde, em p...
  • UNA-SUS/ UFMA, Universidade Aberta do SUS/ Universidade Federal do Maranhão
    25/Jun/2019
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos na área temática de Saúde Mental, ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 45 horas. O curso é composto por uma unidade educacional e visa promover a compreensão sobre os cuidados colaborativos em Saúde Mental na Atenção Primária, o si...
  • Augusto, Daniel Knupp
    06/Feb/2021
    Os profissionais de saúde, em particular aqueles na Atenção Básica à Saúde, responsáveis pelo acesso de primeiro contato, pelo cuidado longitudinal, pela integralidade em suas ações e pela coordenação de cuidados, precisam desenvolver as competências necessárias para o cuidado de pacientes com multimorbidade. Assim, o objetivo do curso é qualif...
  • UNA-SUS/ UFMA, Universidade Aberta do SUS/ Universidade Federal do Maranhão
    16/Jan/2019
    Curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 30 horas, composto por uma unidade educacional e visa descrever os transtornos mentais mais prevalentes relacionados ao uso do álcool, padrões de consumo e efeitos no organismo, caracterizando as principais abordagens terapêuticas para a assistência ao usuário que faz uso nocivo de álcool. Sã...
  • UNA-SUS/ UFMA, Universidade Aberta do SUS/ Universidade Federal do Maranhão
    16/Jan/2019
    Curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 15 horas, composto por uma unidade educacional e visa apresentar a abordagem do profissional com os pacientes que apresentam condições crônicas, descrevendo os principais problemas psicossociais associados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) mais frequentes identificadas na Atenção ...
  • Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
    14/Sep/2018
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos na área temática de Vigilância em Saúde, ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 30 horas. O curso é composto por 3 unidades educacionais e tem como objetivo fazer com que o aluno seja capaz de compreender a análise da situação de saú...
  • UNA-SUS/ UFMA, Universidade Aberta do SUS/ Universidade Federal do Maranhão
    25/Jun/2019
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos na área temática de Saúde Mental, ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 45 horas. O curso é composto por uma unidade educacional e visa abordar o conceito de Transtornos Mentais Comuns (TMC), a sua relação com os determinantes socia...
  • Faria, Horácio Pereira de
    06/Feb/2021
    Esta disciplina tem como objetivo a discussão do processo do planejamento em saúde, desde a identificação dos problemas de saúde até o monitoramento e avaliação das ações nesse setor, e de sua importância como instrumento para a reorganização do processo de trabalho da equipe de Saúde da Família. Está composto de cinco unidades: 1 Planejamento...
  • Corrêa, Edison José
    06/Feb/2021
    O objetivo deste módulo/disciplina é conhecer os passos e métodos científicos para desenvolver a aprendizagem das bases da produção de Trabalho de Conclusão de Curso. São apresentados os princípios gerais para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso nos aspectos de organização geral e estrutura, visando sua apresentação pública à institui...
  • Melo, Maria do Carmo Barros de
    06/Feb/2021
    Este módulo pretende propiciar o ensino teórico do suporte básico e abordagem inicial do suporte avançado de vida, utilizando mídia digital para o repasse de alguns tópicos essenciais ao aprendizado. O módulo está dividido em quatro unidades: 1. fluxos na urgência; 2. atendimento inicial às urgências/emergências; 3. primeiro atendimento às...