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34 RESULTADOS (21 a 30)
  • Chaimowicz, Flávio
    06/Feb/2021
    Esse módulo, objetiva instrumentalizar a equipe para atuar em duas frentes : no âmbito populacional e no âmbito individual.
  • Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
    08/Oct/2018
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos na área temática de Vigilância em Saúde, ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 30 horas. O curso é composto por 3 unidades educacionais e tem como objetivo compreender as ações de vigilância, prevenção, diagnóstico e manejo de casos...
  • Alves, Claudia Regina Lindgren
    06/Feb/2021
    Atenção à saúde da criança: aspectos básicos é uma disciplina do curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família (CEGCSF) (2019). Esta disciplina tem como objetivo ajudar a organizar melhor as ações das equipes para o acompanhamento das crianças. Possui várias atividades relacionadas ao dia a dia nos serviços de saúde. Seu conteúdo...
  • UNA-SUS/ UFMA, Universidade Aberta do SUS/ Universidade Federal do Maranhão
    25/Jun/2019
    Este recurso educacional integra o conjunto de objetos na área temática de Saúde Mental, ofertados pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um curso autoinstrucional, com carga horária sugerida de 45 horas. O curso é composto por uma unidade educacional e visa apresentar as tecnologias do cuidado integral em saúde relacionadas ao manejo do paciente e famí...
  • Torres, Rosália Morais
    06/Feb/2021
    Este infográfico integra o curso Propedêutica Cardiovascular na Atenção Básica. São apresentados ao aluno os principais sinais e sintomas do aparelho cardiovascular, mostrando suas características e sua importância dentro do contexto da anamnese e do exame físico voltado para detecção de alterações cardiovasculares
  • Sauer, Aimée Bianchessi
    05/Jun/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações que permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necess...
  • Ortiga, Angela Maria Blatt
    05/Jun/2020
    Existe um grande vácuo na discussão sobre como atender os pacientes que chegam às unidades básicas de saúde com sinais e sintomas agudos que necessitam de uma intervenção imediata. Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o te...
  • Trindade, Letícia de Lima
    05/Jun/2020
    Sabe-se que são necessários muitos investimentos na qualificação dos gestores em saúde, na perspectiva do desenvolvimento de ações continuas e permanentes, o que, certamente, implicará na qualidade da saúde pública no país. Nesse sentido é necessária a construção de novas abordagens/metodologias que favoreçam o profissional inserido na gestão de...
  • Zepeda, Jorge Ernesto Sergio
    05/Jun/2020
    A operacionalização de conceitos e diretrizes do SUS e da Atenção Básica em práticas de atenção nem sempre é tarefa fácil. Esse minicurso tem o objetivo de ajudar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica a entender como o princípio da equidade, por exemplo, pode se expressar no equilíbrio entre atendimento à demanda espontânea e pro...
  • Cutolo, Luíz Roberto Agea
    05/Jun/2020
    O que é saúde? Esta parece uma pergunta simples para quem trabalha nesta área, mas é uma questão muito importante que os profissionais de saúde devem fazer à si mesmos para qualificar e dar embasamento às suas práticas. Neste curso o aluno é convidado a refletir sobre como a concepção saúde-doença determina o tipo de ação dos profissionais de sa...