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51 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    09/Feb/2017
    A população do mundo está com um maior quantitativo de idosos, e isto é resultante de políticas de saúde mais eficientes que proporcionam planos e ações estratégicos para o enfrentamento das doenças prevalentes a este público. É de suma importância saber como é e como vive este grupo de pessoas no Brasil, para que as ações de saúde realizadas se...
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    08/Feb/2017
    Recurso integra o Módulo 3 do Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa da UNA-SUS/UERJ, dividido em 3 unidades. Nesta unidade aborda-se os princípios da promoção da saúde da população idosa, aspectos como ambientes propícios, ações comunitárias, diferença entre prevenção de doenças e promoção da saúde, alimentação, atividades físicas e t...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    16/Sep/2014
    Texto que compõe a unidade 2 do módulo eletivo 4 “Terapia ocupacional na saúde da pessoa idosa” do curso de especialização em Saúde da Pessoa Idosa produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda a construção da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e os modos de inserção do profissional de Terapia Ocupacional nos diferentes dispositivos assistenciais.
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    27/Jan/2017
    Esta obra, que faz parte da coleção "Cadernos de Saúde da Família", elaborada pela UNA-SUS/UFMA, é composta por dois capítulos, que são: "Políticas, programas e rede de atenção à saúde do idoso", que analisa o processo de envelhecimento no Brasil e a instituição de programas e políticas que visam garantir o direito à saúde para população idosa; ...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    04/Aug/2014
    Busca introduzir algumas reflexões sobre o conceito de promoção da saúde, bem como as ações de grande relevância para atingir o objetivo de proporcionar para as pessoas idosas, suas famílias e comunidades, conhecimentos e meios para que possam atingir um nível ótimo de saúde com qualidade de vida de forma contínua. Curso de Especialização em Saú...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    27/Aug/2014
    Apresenta algumas alterações de envelhecimento em diversas áreas de atuação do fonoaudiólogo, tais como: audição, equilíbrio, voz, motricidade orofacial, cognição e linguagem onde foram destacados alguns aspectos fundamentais para o reconhecimento destas alterações nas pessoas idosas, além da terapia fonoaudiológica. Unidade 2 do módulo eletivo ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Diante da relevância de conhecer as repercussões que a situação de violência pode causar, o presente curso tem como objetivo apresentar os tipos de violência doméstica contra as pessoas idosas, os sinais da sua ocorrência e impactos na saúde, e, a partir das políticas públicas vigentes, identificar estratégias para o seu enfrentamento junto à re...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    04/Aug/2014
    Aborda as ações preventivas primárias em saúde do idoso, com enfoque na Imunização: Influenza ou gripe Myxovirus influenza, vacina anti-pneumocócia, vacina contra tétano e difteria; Quimioproteção: vitamina A e carotenoides, vitamina E, vitamina C e vitaminas do complexo B, vitamina B12, vitamina D, cálcio, selênio, ácidos graxos essenciais - Ô...
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    20/Jun/2017
    Aprimora o conhecimento sobre temas como: acolhimento, trabalho em equipe multidisciplinar, importância das reuniões de serviço, papel dos cuidadores e da educação em saúde com foco na Estratégia de Saúde da Família. Este recurso educacional é parte integrante da disciplina 'Eixos Centrais', do curso semipresencial de Especialização em Saúde da ...
  • Fundação Oswaldo Cruz - Unidade Cerrado Pantanal
    28/Mar/2012
    O módulo 4, denominado Atenção Integral à Saúde do Idoso, é parte integrante da Unidade IV, aborda a saúde do idoso. Como será discutido no módulo, a proporção de idosos vem aumentando, o serviço de saúde e os profi ssionais que nele atuam precisam estar sensibilizados para fazer a atenção a esta faixa etária. Para isto precisa ter competências...