Página de busca














Adicionar novo filtro:

73 RESULTADOS (51 a 60)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    26/Nov/2014
    Este material compõe o curso de especialização em Saúde da Pessoa Idosa produzido pela UNA-SUS/UFMA. Apresenta a importância das ações desenvolvidas pelo Odontólogo na prevenção de doenças e manutenção da saúde bucal da pessoa idosa, de acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, propostas pelo Ministério da Saúde, além de iden...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    16/Oct/2012
    O genograma é a representação gráfica de uma família por meio de símbolos convencionados. É um instrumento utilizado por profissionais em abordagens familiares na Atenção Primária à Saúde (APS) tanto no campo da assistência, como no da pesquisa. A estrutura é capaz de identificar e retratar a dinâmica familiar com seus padrões de relacionamentos...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    19/Apr/2022
    Esta disciplina pretende promover uma reflexão sobre a atenção a saúde da mulher na perspectiva da estratégia, saúde da família, o que implica pensar a mulher para além das suas dimensões biológicas. O conteúdo está apresentado da seguinte forma: Unidade1 – Vida de mulher, que vida é esta?; Unidade 2 – Cuidados à mulher durante a gestação e o pu...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    19/Apr/2022
    Backup do moodle da disciplina Rede de atenção: saúde mental [2020]. Como forma de discutir e avaliar a saúde mental esta disciplina foca nos problemas e situações clínicas prevalentes no atendimento na Rede de Atenção à Saúde (RAS), em especial na Atenção Básica tendo como referência o território de uma Equipe de Saúde Família (eSF). Aborda uma...
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
    04/Jul/2022
    As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educati...
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
    22/Jun/2022
    Qualificar profissionais da área de saúde para atuação em cursos a distância. São disponibilizados conteúdos e atividades de forma a desenvolver as habilidades necessárias à tutoria e à orientação de Trabalhos de Conclusão Curso na Especialização em Saúde da Família.
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
    17/Oct/2022
    A institucionalização de práticas de avaliação e planejamento de serviços de saúde, ainda hoje, se constitui em grande desafio para o SUS. Em projetos mais democráticos de gestão, a avaliação e o planejamento não deveriam ser exclusividade de gestores e/ou de seus assessores. O conjunto de atores envolvidos na gestão, na prestação e na própri...
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
    04/Jul/2022
    A Atenção Integral, em particular na Saúde da Família, é a relação entre a capacidade de uma equipe de saúde em reconhecer as necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comunidades e a identificação e mobilização de recursos necessários para responder a estas necessidades. A atenção integral pressupõe a indissociabilidade entre ações de pr...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    01/Jun/2022
    Este recurso educacional compõe o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Infância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um painel de fotos no formato PPU com objetivo de levar o leitor reconhecer as deficiências mais prevalentes da infância e o papel da atenção básica na sua identificação precoce. Além deste, há mais recursos relacionados ao...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    07/Mar/2022
    Este recurso educacional compõe o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Infância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um e-book no formato PPU com objetivo de levar o leitor compreender o brincar na infância (teoria psicanalítica, teoria histórico cultural, teoria construtivista) e o brincar da criança com deficiência (tecnologia assistiva...