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534 RESULTADOS (11 a 20)
  • Carcereri, Daniela Lemos
    01/Oct/2012
    O objeto inicia ressaltando que é preciso resolutividade diante dos principais agravos à saúde da criança, adverte que compete ao cirurgião-dentista lidar com segurança frente aos problemas e ainda questiona se o aluno conhece sobre as intervenções efetivas que podem ser realizadas na abordagem dos problemas. Além disso, ainda fornece o link par...
  • Carcereri, Daniela Lemos
    01/Oct/2012
    Este objeto inicia afirmando que é necessário o compartilhamento das informações, no mínimo entre o médico e o enfermeiro, embora outros profissionais da saúde também devam ser considerados, lembrando que estratégias que permitam incluir os cuidados à saúde bucal na rotina de cuidados à criança devam ser sempre desenvolvidas. Segue mostrando as ...
  • Döhms, Marcela
    27/Sep/2012
    O objeto inicia definindo o que é puericultura, assim como supervisão de saúde e coloca itens a serem observados, tais como desenvolvimento, performance escolar, condições psicossociais, imunizações, exame físico, entre outros. Fala ainda do objetivo da puericultura e indica o guia de procedimentos que funciona como check-list, além de referênci...
  • Döhms, Marcela
    27/Sep/2012
    Este objeto começa alertando sobre o número de episódios de infecção respiratória aguda em crianças residentes em zona rural e urbana. Segue mostrando um quadro com os oito principais problemas infecciosos respiratórios agudos mais comuns e como efetuar a avaliação destes problemas. Enfatiza ainda sobre o retorno ou a procura ao atendimento de u...
  • Döhms, Marcela
    27/Sep/2012
    O objeto abre informando que o exame dos olhos deve ser realizado em toda consulta de puericultura, a partir do período neonatal. Mostra algumas questões devem ser analisadas sobre a história ocular no momento do exame de olhos. Apresenta um quadro onde caracteriza as diferenças nos procedimentos para duas faixas etárias: do nascimento até os 3 ...
  • Carcereri, Daniela Lemos
    01/Oct/2012
    O objeto inicia indagando sobre as dificuldades do estabelecimento de um fluxo de encaminhamento de pacientes para a atenção secundária ou terciária e seu retorno, o que se faz necessário para que o sistema de encaminhamentos funcione e a qual a contribuição dos profissionais da saúde para isso. Lembra que a saúde bucal na ESF extrapola o limite...
  • Döhms, Marcela
    27/Sep/2012
    O objeto alerta aos profissionais de saúde sobre os dez problemas agudos mais comuns encontrados nos recém-nascidos e lactentes, e que precisam ser conhecidos. Mostra um quadro com explicações de cada um deles, a saber: obstrução nasal, conjuntivite química neonatal, refluxo gastroesofágico, cólicas do recém-nascido, granuloma umbilical, hérnia ...
  • Carcereri, Daniela Lemos
    01/Oct/2012
    Este objeto começa indicando que, por ser tudo novidade, toda criança acaba ficando apreensiva na clínica odontológica, e por isso é preciso que o profissional desempenhe com cuidado o preparo psicológico da criança, além de mobilizar-se junto à equipe para evitar que a procura por consulta odontológica só ocorra por necessidade de intervenção. ...
  • Döhms, Marcela
    27/Sep/2012
    O objeto mostra a febre como uma intercorrência, embora representativa de uma série de alterações correlacionadas ao processo de adoecimento. Segue tecendo comentários sobre como ela é habitualmente a principal queixa que traz muitas das famílias às unidades de saúde, e lembra que o controle da temperatura é feito pelo hipotálamo a partir dos c...
  • Carcereri, Daniela Lemos
    01/Oct/2012
    O objeto coloca a importância do trabalho com grupos nas ações de saúde coletiva na ESF, justamente por possibilitar o diálogo, a troca de experiências e a construção de conhecimentos, inclusive sendo fundamental por desenvolver ações dirigidas a pais, cuidadores e familiares da criança, porém, mostra que a dificuldade é envolver a família nesse...