Página de busca
Refinar busca
- Area Temática
- 75 Atenção Primária / Saúde da Família
- 48 Promoção da Saúde
- 40 Vigilância em Saúde
- 36 Atenção Domiciliar
- 36 Políticas de Saúde e Planejamento
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 64 Médicos clínicos
- 54 Cirurgiões-dentistas
- 52 Enfermeiros e afins
- 29 Agente comunitário de saúde
- 26 Assistente social
- . próximo >
135 RESULTADOS (91 a 100)
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)13/Mar/2014O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos.
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto inicia comentando que os espaços possíveis para o encontro entre os profissionais de saúde e a população são inúmeros, tanto dentro como fora das unidades de saúde, espaços individuais e os coletivos, e lembra que cada encontro desses é uma oportunidade para o exercício de ação ou relação educativa, além de ressaltar que o atendimento i...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014Este objeto inicia propondo que o processo educativo não deve impor mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, mas sim contribuir para que ele reflita, considere as informações, revise e investigue os dados, numa busca constante de novos significados. Comenta ainda que uma proposta educativa é um método dialético no qual os sujeitos s...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014Este objeto começa enfatizando de que é fundamental a participação comunitária nas práticas educativas em saúde para que estas sejam construídas em bases críticas, libertadoras, dialógicas e transformadoras de realidade. Continua mostrando a extrema importância das sete teses propostas para fomentar a participação comunitária no âmbito da educaç...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014Este objeto inicia reforçando a ideia de que saúde e educação são fundamentais à vida humana, sobretudo indissociáveis no cotidiano. A educação em saúde abordada é entendida como processo social com grande potencial de transformação da realidade. Comenta sobre os diversos modelos de educação em saúde e questiona vários de seus aspectos. Identifi...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto começa questionando aspectos do cotidiano dos profissionais, modelos de educação em saúde e propõe pensar esses e outros questionamentos no âmbito do SUS, da APS e da ESF. Parte da Integralidade da assistência, mostrando a incompatibilidade do modelo biomédico com as necessidades de saúde da população e de como os serviços de saúde da A...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto apresenta os princípios pedagógicos que se consolidam na aplicação da metodologia problematizadora, utilizando-se da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”. Essa sistematização é constituída de etapas, e estas são direcionadas à área da saúde. Tais etapas são: identificação do problema, pontos-chave, teo...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)02/Jan/2014O objeto inicia colocando o resgate do caráter popular da educação na abordagem da educação em saúde no âmbito da AB e da ESF, considerando o saber da comunidade como matéria-prima e citando Paulo Freire como o maior contribuinte para o pensar da educação popular nas práticas de saúde, incluindo seus seis pressupostos chamados de ideias-forças. ...
-
Universidade Federal do Ceará (UFC)26/Dec/2013O recurso descreve os conceitos de endemia, pandemia, epidemia, surto e surto de síndrome grupal.
-
Universidade Federal do Ceará (UFC)26/Dec/2013Apresenta ações para prevenção e controle da Influeza, através de orientações e medidas gerais de prevenção (imunização, uso de equipamentos de proteção individual, medidas farmacológicas e não farmacológicas). Além disso, descreve o fluxo de comunicação para a geração e análise de dados em saúde, como construir tabelas quais são os tipos de grá...