Página de busca
Refinar busca
- Area Temática
- 240 Educação em Saúde
- 138 Vigilância em Saúde
- 118 Políticas de Saúde e Planejamento
- 83 Doenças Crônicas
- 68 Saúde Bucal
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 181 Médico de família e comunidade
- 126 Médicos clínicos
- 109 Enfermeiro da estratégia de saúde...
- 109 Enfermeiros e afins
- 104 Cirurgião dentista de saúde coletiva
- . próximo >
422 RESULTADOS (31 a 40)
-
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)02/Jun/2016Texto que compõe a unidade 2 do módulo “Capacitação de recursos humanos” do Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda as principais metodologias de capacitação profissional, com o intuito de caracterizar os aspectos metodológicos que podem ser aplicados na capacitação de recursos humanos.
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)06/Jun/2013O módulo 3 trata, ao longo de cinco unidades, das Políticas de saúde e acesso aos medicamentos. As unidades 1 e 2 tratam de concepções em saúde, estado e cidadania. Os temas políticas de saúde e acesso a medicamentos são abordados nas unidades 3 e 4 a luz do contexto histórico, na perspectiva da construção do SUS e da atuação do farmacêutico na ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)06/Jun/2013O conteúdo discute como a forma de conceber o mundo e a construção do conhecimento afeta o nosso olhar sobre a saúde, permitindo a reflexão de como ocorre a relação entre as concepções e as práticas de saúde. A discussão inicia-se com a apresentação das duas principais correntes filosóficas da construção do conhecimento, adotadas no meio acadêmi...
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)26/Feb/2014Aborda os princípios e diretrizes do SUS e sua relação com a Vigilância em Saúde, a importância da relação água e saúde, os aspectos conceituais, legais e técnicos da vigilância, qual o campo e a forma de atuação da Vigilância e quais as competências do setor saúde e prestadores de serviços relacionados à qualidade da água para consumo humano. ...
-
Universidade de Brasília (UnB)24/Nov/2014Este módulo é dividido em nove lições e aborda epidemiologia, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento, medidas de controle e vigilância epidemiológica das seguintes doenças: Influenza, Febre Amarela, Leishmaniose, Malária, Doença de Chagas, Parasitoses, Esquistossomose, Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hantavirose.
-
Universidade de Brasília (UnB)11/Nov/2014Os conteúdos desse módulo têm como intuito capacitar os profissionais de saúde para analisar a política nacional de alimentação e nutrição com ênfase na atenção básica/estratégia Saúde da Família, visando compreender a inserção dessas ações nas práticas das equipes multiprofissionais e interdisciplinares, com destaque para segurança alimentar e ...
-
Universidade de Brasília (UnB)11/Nov/2014Esse módulo visa capacitar os profissionais de saúde para atuarem na mobilização da rede interna e externa do território com foco na atenção integral à saúde mental. É constituído por 9 lições com os seguintes conteúdos: rede de atenção à saúde mental; núcleo de apoio a saúde da família (NASF); transtornos mentais comuns; transtorno de ansiedad...
-
Universidade de Brasília (UnB)11/Nov/2014Os conteúdos desse módulo estão divididos em três eixos: comunitário, familiar e individual. O módulo tem foco no desenvolvimento de habilidades que possibilitem a efetivação de práticas multiprofissionais e interdisciplinares capazes de diminuir a morbidade e mortalidade feminina de causas preveníveis e controláveis e assegurar qualidade assist...
-
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)02/Sep/2016O Curso “Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica”(2016) tem o objetivo de proporcionar aos médicos e outros profissionais de saúde que atuam na ABS uma visão das principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos prevalentes no Brasil, bem como orientar o seu manejo clínico. O curso é dividido em 2 unidades educaciona...
-
Universidade de Brasília (UnB)11/Nov/2014Esse módulo pretende abrir espaço para uma discussão a respeito da importância de se criar cultura de paz baseada na relação com o desenvolvimento humano. É dividido é dividido em quatro lições que visam possibilitar ao especializando: refletir sobre sua rotina (pessoal, familiar, profissional e comunitária); relacionar violência, saúde e contex...