Página de busca














Adicionar novo filtro:

35 RESULTADOS (1 a 10)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    02/Oct/2023
    Este recurso instrutivo compõe os recursos extras do Programa Atenção à Pessoa com Deficiência: Saúde das Mulheres com Deficiência produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de uma cartilha que apresentará as ações de Promoção da Saúde para mulheres com deficiência. Além deste, há diversos recursos relacionados à temática saúde da pessoa com deficiên...
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    26/Nov/2020
    O livro Saúde da Mulher nasceu de uma iniciativa da equipe pedagógica da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) da Universidade Federal do Piauí (UNA-SUS/UFPI). Essa produção veio como instrumento complementar dos participantes dos cursos ofertados pela Instituição em epígrafe. O livro está constituído de 8 capítulos. O capítulo 1 - O Cenário Soci...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    24/Aug/2020
    Esta disciplina pretende promover uma reflexão sobre a atenção a saúde da mulher na perspectiva da estratégia, saúde da família, o que implica pensar a mulher para além das suas dimensões biológicas. O conteúdo está apresentado da seguinte forma: Unidade1 – Vida de mulher, que vida é esta?; Unidade 2 – Cuidados à mulher durante a gestação e o p...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    12/Jul/2020
    Esta disciplina pretende promover uma reflexão sobre a atenção a saúde da mulher na perspectiva da estratégia, saúde da família, o que implica pensar a mulher para além das suas dimensões biológicas. O conteúdo está distribuído em seis seções: Seção 1 – Vida de mulher, que vida é esta?; Seção 2 – A construção de protocolo de cuidados que assegur...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Neste módulo você teve a oportunidade de rever a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher e de refletir sobre a influência exercida pelo movimento social de mulheres para a construção das atuais políticas de saúde e para a reorientação do modelo de atenção, ampliando o entendimento do processo saúde-doença.Neste contexto, trouxemos aspecto...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    06/May/2019
    Este recurso educacional integra a Trilha de Aperfeiçoamento em Redes de Atenção à Saúde ofertada pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um infográfico apresentando a linha de cuidado da gestante e do recém-nascido na Rede Cegonha.
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    29/Sep/2017
    Material que compõe o curso Para Elas (2017) que tem como objetivo sensibilizar profissionais de saúde e capacitá-los para o acolhimento efetivo e humanizado às mulheres em situação de violência. Está organizado em três unidades e propõe que o profissional participante seja capaz de: dialogar com as principais correntes de pensamento, enquanto ...
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    20/Jun/2017
    Explora a necessidade de integração das ações de promoção, educação em saúde, prevenção de agravos, assistência e reabilitação dos problemas mais relevantes no âmbito individual, familiar e comunitário. Discute como desenvolver ações na perspectiva do cuidado integrado e interdisciplinar. Este recurso educacional é parte integrante da disciplina...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    09/Feb/2017
    O Ministério da Saúde afirma que o principal objetivo da atenção pré-natal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. A assistência pré-natal pressupõe avaliação dinâmica das situações de risco e prontidão para identificar prob...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    09/Feb/2017
    A atuação do profissional médico tem grande importância na atenção básica, pois suas ações influenciam direta e indiretamente nos fatores que afetam a ocorrência da gravidez. A atuação destes profissionais envolve atividades educativas, atividades clínicas, atividades de acompanhamento e aconselhamento. Estas atividades devem ser desenvolvidas d...