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13 RESULTADOS (1 a 10)
  • Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes
    11/Mar/2014
    O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos. Visa oferecer conhecimentos e ferramentas que permitam formular e implementar planos e programas de redução do ris...
  • Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes
    11/Mar/2014
    O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos. Visa oferecer conhecimentos e ferramentas que permitam formular e implementar planos e programas de redução do ris...
  • Asmus, Carmen Ildes Rodrigues Fróes
    11/Mar/2014
    O Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do IESC/UFRJ tem um enfoque teórico-prático. A estratégia pedagógica escolhida para o curso se baseia na associação de textos teóricos com o estudo de casos. Visa oferecer conhecimentos e ferramentas que permitam formular e implementar planos e programas de redução do ris...
  • Faria, Horácio Pereira de
    25/Feb/2015
    Este material contempla a disciplina obrigatória " Processo de trabalho em saúde" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina é composta de duas unidades cujo propósito principal é estimular a compreensão e a análise sobre o processo de trabalho , seus elementos e suas especificidades no campo da saúde, em p...
  • Sauer, Aimée Bianchessi
    05/Jun/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações que permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necess...
  • Ortiga, Angela Maria Blatt
    05/Jun/2020
    Existe um grande vácuo na discussão sobre como atender os pacientes que chegam às unidades básicas de saúde com sinais e sintomas agudos que necessitam de uma intervenção imediata. Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o te...
  • Trindade, Letícia de Lima
    05/Jun/2020
    Sabe-se que são necessários muitos investimentos na qualificação dos gestores em saúde, na perspectiva do desenvolvimento de ações continuas e permanentes, o que, certamente, implicará na qualidade da saúde pública no país. Nesse sentido é necessária a construção de novas abordagens/metodologias que favoreçam o profissional inserido na gestão de...
  • Zepeda, Jorge Ernesto Sergio
    05/Jun/2020
    A operacionalização de conceitos e diretrizes do SUS e da Atenção Básica em práticas de atenção nem sempre é tarefa fácil. Esse minicurso tem o objetivo de ajudar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica a entender como o princípio da equidade, por exemplo, pode se expressar no equilíbrio entre atendimento à demanda espontânea e pro...
  • Cutolo, Luíz Roberto Agea
    05/Jun/2020
    O que é saúde? Esta parece uma pergunta simples para quem trabalha nesta área, mas é uma questão muito importante que os profissionais de saúde devem fazer à si mesmos para qualificar e dar embasamento às suas práticas. Neste curso o aluno é convidado a refletir sobre como a concepção saúde-doença determina o tipo de ação dos profissionais de sa...
  • Chaves, Igor Tavares da Silva
    05/Jun/2020
    Sabemos que as concepções de saúde e doença dos profissionais de saúde se correlacionam diretamente com a forma como praticam o cuidado no contexto do Sistema Único de Saúde e da Atenção Básica. O cuidado baseado no modelo da integralidade da atenção à saúde pressupõe o trabalho em equipe, a organização do acesso à unidade básica de saúde e a in...