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278 RESULTADOS (1 a 10)
  • Ramos, Flávia Regina Souza
    19/Dec/2013
    O objeto inicia mostrando que a educação permanente da equipe é indispensável na busca do desenvolvimento das relações, que ações de prevenção e de promoção de saúde têm por objetivo estimular o potencial criativo e resolutivo dos adolescentes e também os métodos e atividades educativas com o adolescente, além da importância de envolver a escola...
  • Moré, Carmen L. O. O.
    19/Dec/2013
    Este objeto inicia evidenciando a união entre os benefícios do trabalho com grupos e os conceitos presentes hoje no campo da saúde coletiva. Lembra que a promoção da saúde propõe que as soluções sejam construídas em conjunto e que não se deve ignorar o saber da prevenção, mas sim tomar cuidado para que não se recaia numa postura autoritária. Rep...
  • Ramos, Flávia Regina Souza
    19/Dec/2013
    Este objeto inicia abordando a complexidade do conceito de adolescência, que não se limita às transformações físicas, psicológicas e sociais, mas também em especial a sexualidade. Apresenta um quadro com quatro pontos: Puberdade; Genitalidade; Sexualidade e Identidade sexual, e traça uma deficição de cada um. Aborda ainda as alterações hormonais...
  • Ramos, Flávia Regina Souza
    19/Dec/2013
    Este objeto inicia apontando como desanimador o resultado dos programas de prevenção da gravidez na adolescência devido ao pouco conhecimento dos reais motivos que levam a adolescente a ficar grávida. Aborda a necessidade de maior compreensão do problema e compila algumas informações sobre a gravidez na adolescência. Termina com alguns assuntos ...
  • Moré, Carmen L. O. O.
    19/Dec/2013
    O objeto começa por especificar que na atenção básica observa-se a utilização de três modalidades de classificações de grupo: educação para a saúde; psicoterapêuticos e específicos de informação e adesão a tratamento. Detalha cada um desses grupos e termina lembrando que muitas vezes eles são inapropriadamente denominados “grupos de autoajuda”,p...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    19/Dec/2013
    Este objeto inicia apontando que somente a partir da resolução WHA 49.25, promulgada em 1996 pela Assembleia Mundial de Saúde é que a violência deixou de ser vista como um fenômeno social e passou a ser determinada como um problema de saúde pública. Mostra então um quadro com quatro pontos importantes sobre violência contra o idoso e lembra aind...
  • Ramos, Flávia Regina Souza
    19/Dec/2013
    O objeto foca a puberdade e as modificações hormonais iniciadas com o amadurecimento do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, e com isso o aparecimento de manifestações cutâneas características da adolescência, como: acne, lipodistrofia ginoide e bromidrose. Mostra um quadro com detalhamento de cada uma delas e seus tratamentos. Unidade 2 do módulo ...
  • Ramos, Flávia Regina Souza
    19/Dec/2013
    Este objeto começa por relacionar a avaliação do crescimento com a influência de fatores genéticos e ambientais. Mostra ainda características da puberdade, estirão e desaceleração, e compara estirão do crescimento entre meninas e meninos. Faz um paralelo entre crescimento físico da adolescência e o intenso desenvolvimento biopsicossocial desta ...
  • Cardoso, Jane
    19/Dec/2013
    Este objeto inicia apresentando os três calendários obrigatórios de vacinação em todo o território nacional, inclusive o de vacinação do adolescente. Segue mostrando ainda cinco indicações, como completar o esquema já iniciado, dose de reforço a cada 10 anos, viagens para áreas de risco, isenção de dose com vacina tríplice viral comprovada e dos...
  • Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
    28/Jul/2015
    O curso de especialização saúde da família, no módulo metodologia científica, 1ª etapa , disponibiliza temáticas desenvolvidas pelos profissionais no seu segmento profissional para possível análise na realização das atividades.