Página de busca

















Adicionar novo filtro:

20 RESULTADOS (1 a 10)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    17/Sep/2012
    O objeto inicia com o personagem contextualizando como estão a cidade e o bairro fictício no que diz respeito localização, estrutura e investimentos, histórico de desenvolvimento e características profissionais da população, o que dá o devido destaque para a necessidade de haver um reconhecimento do território por parte da equipe de saúde da fam...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    17/Sep/2012
    Esse objeto, depois de relatar as condições e principais problemas da cidade fictícia do módulo, destaca que os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade, norteadores do SUS, apontam para a relevância da qualificação e compreensão do planejamento local, da programação de ações e estratégias orientadas para as necessidades de s...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Sep/2012
    O objeto mostra que a saúde precisa ser entendida como um problema social, já que a solução depende da atuação de mais de uma política pública setorial. Comenta sobre ações transdisciplinares, intersetoriais e coletivas, assim como as mudanças provocadas por essa nova concepção de atuar em saúde. Discorre sobre as abordagens de integração e a co...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    08/Jan/2015
    Este material contempla a disciplina obrigatória " Planejamento e avaliação das ações em saúde" do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (2014). Esta disciplina tem como objetivo a discussão do processo do planejamento em saúde, desde a identificação dos problemas de saúde até o monitoramento e avaliação das ações nesse setor, e...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    17/Sep/2012
    O objeto de aprendizagem Trabalho em equipe inicia com o personagem relatando pontos de como a equipe atua na unidade de saúde da cidade fictícia e o desafio de implantação da estratégia de saúde da família. Logo em seguida, é destacado que o Ministério da Saúde conceitua a Estratégia Saúde da Família (ESF) como “ações individuais ou de caráter ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Sep/2012
    O objeto inicia esclarecendo que o acolhimento se estabelece como uma forma de reconhecer a capacidade de todos os membros de uma equipe para atuar sobre os problemas de saúde, exercendo a clínica dentro de suas competências profissionais específicas. Destaca ainda que se trata de um processo de encontro entre indivíduo/família/comunidade e trab...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Sep/2012
    Em aspectos conceituais é destacado que os conceitos que orientam a estratégia de saúde da família são os de território, família e co-participação. A partir desses conceitos, caberá a equipe identificar os problemas de saúde no território, realizar o planejamento em conjunto com a comunidade e acompanhar as ações implantadas. Seguindo, o objeto...
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    16/Jan/2019
    Segundo curso do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do SUS, que tem como proposta orientar os trabalhadores-estudantes no planejamento do acesso aos serviços de saúde com base nos conceitos das Redes de Atenção à Saúde (RAS), neste sentido pretende-se alinhar conceitos e conhecer os instrumentos e as ferramentas que são pro...
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    16/Jan/2019
    Quarto curso do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do SUS e tem como propostas fomentar a discussão sobre o papel do regulador nos diversos pontos de atenção na rede assistencial, especialmente com as centrais de regulação hospitalar; orientar a utilização de estratégias para enfrentar as dificuldades na operacionalização d...
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    14/Feb/2019
    Terceiro curso do Programa de Qualificação para Profissionais de Regulação do SUS, que tem como proposta: discutir o papel do regulador enquanto agente fomentador, articulador e integrador dos pontos de atenção da Rede de Saúde; estimular os trabalhadores-estudantes a incorporarem a produção do cuidado à prática dos reguladores na central de reg...