FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Introdução ao curso: o referencial pedagógico
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Educação em Saúde
(dc.contributor.author )
Coelho, Elza Berger Salema
Goulart, Rosângela Leonor
Lindner, Sheila Rubia
Moraes, Marialice de
Reibnitz, Kenya Schmidt
Vieira, Eleonora Milano Falcão
(unasus.evaluation )
2012::Marcia Regina Luz::expert
2012::Rosângela Leonor Goulart::expert
2012::Sheila Rubia Lindner::expert
(unasus.typicalLearningTime )
5h
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2014-03-21T20:26:19Z
(dc.date.accessioned )
2014-03-21T20:26:19Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Sawczen, Fabrício
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Vieira, Marlete
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1099
(dc.format.extent )
Conteúdo Online do módulo de Introdução ao curso. Unidade 2 do módulo 1 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.contributor.eadIllustrator )
Paschoal, Rafaella Volkmann
Sawczen, Fabrício
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
• Conhecer os referenciais pedagógicos utilizados no planejamento deste curso. • Conhecer os conceitos básicos da Educação a Distância e suas terminologias. • Compreender que existem diferenças entre o ensino presencial e o ensino a distância. • Conhecer a estrutura desenvolvida para o curso. • Compreender as características de funcionamento do curso e seu papel no processo de aprendizagem.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Atenção à Saúde
Educação a Distância
Saúde da Família
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam na Atenção Básica.
(dc.audience.occupation )
Assistente social
Cirurgião dentista - clínico geral
Educador social
Enfermeiro
Farmacêuticos
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos
Médico acupunturista
Médico clínico
Médico clínico
Médico geriatra
Médico ginecologista e obstetra
Médico homeopata
Médico pediatra
Médico psiquiatra
Médico sanitarista
Médico veterinário
Nutricionistas
Profissionais da educação física
Psicólogo clínico
Terapeuta ocupacional
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
Para a visualização desse recurso é necessário navegador que suporte html4 ou superior e Adobe Flash Player.
(dc.description.abstract )
O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar o que é relevante para resolução adequada dos problemas, tratando o usuário de forma participativa e dialógica. Seguindo os parâmetros da EaD, em obediência ao Decreto 5.622, Art. 13, é mostrado que o curso tem o compromisso de explicitar sua concepção pedagógica; seu currículo, a quantidade de vagas; o sistema de avalição; as atividades presenciais obrigatórias; o estágio curricular obrigatório; a defesa presencial de Trabalho de Conclusão de Curso; atividades em laboratórios científicos e controle de frequência. Unidade 2 do módulo 1 que compõe o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
https://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2014/01/termo_de_cessao_de_direitos_autorais-NASF.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Introdução ao curso: o referencial pedagógico
(dc.identifier )
https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/13648/mod_resource/content/10/un2/top1_1.html
(dc.description.version )
2.0
(dc.relation.haspart )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1043