FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Construção coletiva e multiprofissional do curso de especialização em saúde da família: o desafio da EaD no contexto da UNA-SUS/UNIFESP em São Paulo
(dc.type )
Documento institucional
(dc.contributor.author )
Akiyama, Marlene Sakumoto
Furtado, Nilton Gomes
Gonçalves, Daniel Almeida
Pacheco, Felipe Vieira
Tarcia, Rita Maria Lino
(dc.date.issued )
2014
(dc.date.available )
2022-03-11T20:09:25Z
(dc.date.accessioned )
2022-03-11T20:09:25Z
(dc.rights.holder )
Daniel Almeida Gonçalves
Felipe Vieira Pacheco
Marlene Sakumoto Akiyama
Nilton Gomes Furtado
Rita Maria Lino Tarcia
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
(dc.publisher.publisher )
Ed. Universitária da UFPE
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24510
(dc.format.extent )
26 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Produção de cursos
Proposta pedagógica
(dc.subject.decs )
Educação Continuada
Educação a Distância
Estratégia Saúde da Família
(dc.published.previously )
Sim
(dc.rights.type )
Licença própria
(dc.description.abstract )
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". O presente relato descreve o processo de planejamento, produção, implantação e avaliação do Curso de Especialização em Saúde da Família, desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP, em parceria com o Ministério da Saúde no âmbito da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde — UNA-SUS. No período de 2009 a 2013, foram realizadas três ofertas do referido curso, atendendo mais de 4.000 profissionais da Atenção Básica no estado de São Paulo. A estratégia multiprofissional foi orientadora do desenho pedagógico do curso que atendeu médicos, enfermeiros e odontólogos das unidades básicas. A inserção da proposta no contexto da Universidade foi uma etapa importante a ser construída pelos gestores institucionais. O curso teve como premissa norteadora a problematização como geradora da reflexão da prática profissional e articuladora entre a construção do referencial teórico e a análise do cenário da prática, de modo a propiciar mudanças efetivas do profissional no atendimento ao usuário do SUS.
(dc.rights.license )
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
(unasus.learningResourceType )
Capítulo de livro
(dc.title )
Construção coletiva e multiprofissional do curso de especialização em saúde da família: o desafio da EaD no contexto da UNA-SUS/UNIFESP em São Paulo
(dc.identifier )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9047
(dc.relation.ispartof )
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação pe... (ARES/9047)