FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Atividade de educação e prevenção nas escolas e creches
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
Carcereri, Daniela Lemos
Faccin, Deniz
Lorenzzoni, Daniela
Miranda, Carla
(unasus.evaluation )
2010::Alunos Turma A::user
2010::Antonio Fernando Boing::expert
2010::Eleonora Milano Falcão Vieira::expert
2010::Elza Berger Salema Coelho::expert
2010::Giovana Schuelter::expert
2010::Kenya Schmitz Reibnitz::expert
(unasus.typicalLearningTime )
1h30
(dc.date.issued )
2011
(dc.date.available )
2012-10-01T16:50:35Z
(dc.date.accessioned )
2012-10-01T16:50:35Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Franke, Felipe Augusto
Schuelter, Francielli
Schuelter, Giovana
Silva, Natália de Gouvêa
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Bortolato, Márcia Melo
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/337
(dc.format.extent )
Unidade 4 do módulo 5 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
Pensar como as ações coletivas podem ser utilizadas de forma articulada e num contexto amplo, integradas a outras ações da rede de saúde, tendo em vista o objetivo de promover a saúde na infância.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Educação em Saúde Bucal
Saúde da Criança
Serviços Preventivos de Saúde
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúdes/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Cirurgiões-dentistas que atuam na Estratégia Saúde da Família
(dc.audience.occupation )
Cirurgiões-dentistas
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
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(dc.description.abstract )
O objeto começa com a ideia de que as atividades coletivas em saúde bucal estão relacionadas diretamente com trabalho em escolas. Mostra que a escola transformou-se em espaço da educação do autocuidado e da saúde, que passou a ser um tema que permeia todo o currículo escolar. Segue mostrando que os alunos são instruídos para práticas favoráveis à saúde e hábitos saudáveis, unificando o trabalho do professor e os profissionais da saúde para atuarem de forma conjunta e articulada e lembrando que o Índice de Higiene Oral Simplificado (IHOS) serve para monitoramento, além da necessidade de clareza dos objetivos a fim de dar um direcionamento às suas atividades. Propõe reflexões sobre saúde bucal na comunidade escolar e aponta os orientadores pedagógicos como importantes no planejamento das ações em conjunto com os professores e a Equipe de Saúde Bucal. Lembra também que, sob a lógica da ESF, a atuação deve estar inserida em um planejamento local de saúde, evitando trabalhos descontinuados que prejudicam e buscando apoio junto à gestão para garantir que o trabalho seja permanente e aos professores no enfrentamento de resistências. Termina listando ações educacionais que podem ser desenvolvidas pelos profissionais de saúde e clamando por entusiasmo e persistência. Unidade 4 do módulo 5 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
http://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2012/06/termo_de_cessao_de_direitos_autorais.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
Atividade de educação e prevenção nas escolas e creches
(dc.identifier )
https://unasus.moodle.ufsc.br/file.php/37/online_odonto_0107/un4/obj1.html
(dc.description.version )
1.0
(dc.relation.ispartof )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/204